Prefeitura começa ação contra mosquito da dengue pela região da Cohab

por RONALDO COUTO/SECOM/BG — publicado 14/01/2016 17h05, última modificação 14/01/2016 17h05
Os caminhões e patrolas da prefeitura de Barra do Garças começaram atuar terça-feira (12/01) dentro do planto de combate ao mosquito da dengue pela região do Jardim Araguaia (Cohab).

Entulhos que estavam na calçada foram recolhidos e os moradores estão sendo orientados a entrarem nessa luta contra o mosquito aedes aegypti que pode também transmitir a febre chikungunya e o perigoso zica vírus.

“O roteio dos bairros visitados será definido pela Secretaria de Saúde onde há mais risco de ter foco de dengue. Portanto nós pedimos aos moradores que aguardem a divulgação para colocarem o lixo na calçada”, explicou o secretário de Urbanismo Lúcio Junqueira.

O secretário ponderou que a participação da população é fundamental na limpeza dos terrenos baldios. “Limpar os quintais evita também a proliferação da leishmaniose cujo vetor fica escondido em meio as folhas secas”, destacou Lúcio.

A Secretaria de Urbanismo faz parte do comitê de endemias criado pelo prefeito Roberto Farias com seis secretarias: Urbanismo, Obras, Indústria e Comércio, Educação, Saúde e Comunicação.

O plano consiste em detectar os focos de dengue na cidade e fazer a limpeza destes lugares. A Secretaria de Saúde através dos agentes de saúde vem mapeando a cidade para verificar onde há risco de dengue.

Vale ressaltar que o pior momento com relação a dengue em Barra do Garças foi em 2009 quando tivemos até mesmo óbitos na cidade. Acompanhe o vídeo produzido para campanha da Secretaria de Saúde.