Parceria com Funai garante cadastro de 300 jovens indígenas em Barra do Garças

por Secom-BG — publicado 28/04/2016 15h39, última modificação 28/04/2016 15h39
O juiz da 47ª Zona eleitoral de Barra do Garças (MT), Wagner Plaza Machado Junior, e a Fundação Nacional do Índio – C.R Xavante, firmaram parceria visando o cadastramento de aproximadamente 300 jovens eleitores da terra indígena de São Marcos, pertencente ao município de Barra do Garças, e da Aldeia Indígena Sangradouro, situada em General Carneiro.

A parceria foi formalizada com a assinatura dos termos de Cooperação números 34 e 35/2006. De acordo com o termo 34/2016, a Fundação Nacional do Índio assume a responsabilidade de efetuar o transporte dos eleitores até a Central de Atendimento ao Eleitor, no período de 26 a 29 de abril, bem como divulgar na comunidade como se dará o atendimento. Em contrapartida, o cartório da 47ª Zona Eleitoral oferece, em cooperação com a 9ª Zona Eleitoral (unidade gestora da Central de Atendimento ao Eleitor ), pessoal qualificado, materiais e equipamentos para a realização do recadastramento biométrico dos eleitores daquela comunidade. Nesse sentido, foram colocados à disposição na central de atendimento sete guichês para atendimento, além de servidores para orientar quanto à documentação exigida. Além disso, durante o atendimento, a equipe foi reforçada com servidores da Fundação Nacional do Índio, que auxiliam no atendimento.

Já o termo de cooperação 35/2016 permitiu que fosse realizado no dia 25 de abril o deslocamento de uma equipe da 47ª Zona Eleitoral até a aldeia indígena Sangradouro, distante aproximadamente 225 km da sede do cartório. Nesse mutirão, realizado pelos servidores da 47ª Zona Eleitoral e da Fundação Nacional do Índio, foram atendidos 83 eleitores, sendo em sua grande maioria alistamento de jovens eleitores indígenas.

A parceria firmada pelo juiz eleitoral Wagner Plaza Machado Junior, com o acompanhamento da representante do Ministério Público em substituição, Luciana Rocha Abrão David, visa o cadastramento dos jovens eleitores das comunidades indígenas pertencentes à circunscrição da 47ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, de forma a garantir a plena participação dos eleitores indígenas nas eleições municipais deste ano.