Paciente terá dados unificado a rede do SUS de Barra do Garças sobre sua saúde

por Dhyego Rodrigues (Secom/Bg) — publicado 19/01/2018 15h43, última modificação 19/01/2018 15h43

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças divulgou nesta quarta-feira, 17, o novo sistema (em fase de testes) do cadastro eletrônico unificado que permitirá acesso imediato ao histórico de atendimento dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) de qualquer unidade municipal de saúde.

Instalado no início de janeiro deste ano, o projeto está em fase de testes nas UBS e capacitação dos servidores na UPA. Nas Unidades Básicas já foram instalados os painéis de atendimento, facilitando e auxiliando a sequência dos pacientes no comparecimento as salas de atendimentos para o procedimento a ser submetido.

O sistema tem como objetivo o auxílio no cadastro do paciente como também no controle e acompanhamento dos atendimentos. Totalmente online, a equipe médica poderá acessar e ver informações de qualquer local que possua acesso à internet.

Todas informações sobre o paciente como protocolos, históricos, resultados de exames, quais medicações estão sendo utilizadas e todo roteiro de tratamento do paciente, estará disponível no sistema, facilitando o acompanhamento da situação de toda família, desde enfermidades mais graves até diabete, hipertensão e problemas renais.

A integração irá auxiliar a gestão com todos os gastos na saúde do município, já que possui subdivisões do controle de consumo, estoque, controle de entrada e saída de medicamentos, relatórios e faturamentos.

Além de trazer informações atualizadas da saúde para a população, trará mais transparência com melhoramento das prestações de contas e um atendimento célere de qualidade como na saúde da família, trazendo o número de população atendidas na rede municipal de saúde e toda demanda em relação a vacinação e estoque de medicamento.

Outra ferramenta importante é a garantia do sigilo de informações em programas especiais que exigem o anonimato do paciente. Apenas a equipe médica preparada e especifica poderá ter acesso aquela ferramenta e dados daquele paciente.