Nininho comemora licença ambiental para gleba em Barra do Garças

por Vania Cristina Neves de Brito Souza / Gabinete do deputado Nininho — publicado 19/03/2018 14h05, última modificação 19/03/2018 15h55
“Finalmente encontramos pessoas que se dedicaram ao nosso sonho”, comemorou o presidente da associação Hortiagro

Um trabalho em conjunto vai mudar a vida dos moradores da Gleba Araguaia 8, localizada a 8 km do centro da cidade de Barra do Garças. Por meio da reivindicação dos vereadores Dr. Neto (PSB), Miguelão (PSB), Murilo Valoes (PRB), Alex Matos (PRB) e Dr. Cleber (DEM), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, fez os encaminhamentos via ofício para a ligação da energia na gleba que dependem de licença ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Segundo o deputado que acompanha todo processo de perto, a ligação da energia é uma questão de tempo. Conforme o parlamentar, o processo do Parque Serra Azul já foi encaminhado para o setor de licenciamento, e a Coordenadoria de Unidade de Conservação (Cuco) emitiu parecer favorável. “Agora é apenas uma questão de tempo, a Cuco aprovou o laudo com a liberação da área para a implantação da rede de energia, acredito que nos próximos dias o processo será concluído”, ratificou Nininho.

“Estou muito feliz por mais uma conquista tão importante para o município de Barra do Garças, finalmente vamos conseguir comemorar junto com as famílias de Gleba Araguaia 8 a chegada da energia elétrica, que é um bem essencial para a sobrevivência. A energia vai trazer a oportunidade para a comunidade produzir alimentos e ter acesso à informação. Quero agradecer o vice-governador Carlos Fávaro, que na época era secretário da Sema, e ao secretário André Baby, que deu toda atenção e continuidade ao processo”, destacou Nininho.

Gleba Araguaia 8 - A comunidade está localizada na antiga estrada que dava acesso ao município de Araguaiana, com a mudança da rota as famílias permaneceram na região, e a comunidade espera pela ligação da energia há 20 anos. De acordo com o vereador Netão, a disposição do deputado Nininho em cobrar os estudos para a liberação da licença pela Sema foi um diferencial para alcançar os objetivos.

“Com a intervenção do deputado Nininho, conseguimos chegar a um consenso. Durante os estudos ficou comprovado que os moradores da gleba estavam no local antes da região se tornar área de proteção ambiental. A comunidade conta com cerca de 40 famílias que sobrevivem da agricultura familiar, com certeza a licença ambiental é uma grande conquista”, ressaltou o vereador.

Para o presidente da associação Hortiagro, Marcos Roberto (Marcão), o empenho do deputado Nininho junto com os vereadores vai mudar a vida dos moradores da Gleba.

“Eu não tenho palavras para agradecer ao deputado Nininho, desde o início ele esteve a nossa disposição, agora nossa história vai mudar, porque finalmente encontramos pessoas que se dedicaram ao nosso sonho. Com a implantação da energia, vamos diversificar nossa produção e fomentar a economia”, comemorou Marcão.aa