Municípios da região do Araguaia participam do Democracia Ativa e Gestão Eficaz em Barra do Garças

por TCE/MT — publicado 29/03/2016 12h47, última modificação 29/03/2016 12h47
Conselheiros e técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso estarão em Barra do Barças a partir do dia 30 de março quando será realizado o programa Democracia Ativa destinado a vereadores de 31 municípios de toda a região do Araguaia. Nos dias 31 de março e 01 de abril acontece o programa Gestão Eficaz com a participação de prefeitos, secretários, controladores internos, contadores, fiscais de contratos e demais servidores das 31 prefeituras e Câmaras Municipais. Os dois eventos acontecem no auditório da Prefeitura de Barra do Garças.

Criado pelo TCE-MT em 2015, o Programa Democracia Ativa propõe intercâmbio de experiências entre a Instituição de Controle Externo e as Câmaras Municipais que possuem, em comum, o papel constitucional de julgar as contas de governo, aprovar as peças orçamentárias e exercer o controle da administração pública.

Serão ministradas palestras com temas sobre as peças de planejamento (orçamentos públicos), transparência da gestão pública, gestão das Câmaras Municipais, e Direitos e Deveres dos Vereadores. Também será discutida a necessidade de prever nos orçamentos públicos recursos destinados às ações que visem a proteção dos direitos da criança e do adolescente. O coordenador do programa, conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro, lembra que, este ano, o Democracia Ativa será apresentado de forma diferente porque acontece nos municípios. "Isso garante maior participação dos vereadores, assessores e servidores das Câmaras Municipais", ressaltou.

O Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, executado pelo TCE desde 2006, tem como objetivo levar conhecimento quanto a eficiência e legalidade na administração pública. Participam do evento: prefeitos, vice-prefeitos , secretários municipais, vereadores, controladores internos, contadores, controladores internos, assessores jurídicos, dirigentes previdenciários e servidores ligados à gestão administrativa e contábil. O evento acontece também no auditório da Câmara Municipal de Lucas.

A abertura do Programa Gestão Eficaz está prevista para às 8h30 e contará com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, do prefeito de Barra do Garças,Roberto Ângelo Farias e autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário de Mato Grosso. Estão convidados a participarem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios: Água Boa, Alto da Boa Vista, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São Felix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.

altPALESTRANTES

ANTONIO JOAQUIM
ABERTURA
EDICARLOS LIMA
SECRETÁRIO-CHEFE DA CONSULTORIA TÉCNICA
CONTAS PÚBLICAS EM FINAL DE MANDATO
SISTEMA DE REGISTROD E PREÇOS

GABRIEL LIBERATO
CONSULTORIA TÉCNICA
FORMAÇÃO DE PREÇOS DE REFERÊNCIA EM CONTAS PÚBLICAS; BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DA LOGISTICA DE MEDICAMENTOS
VITOR GONÇALVES
CONSULTORIA TÉCNICA
FORMALIZAÇÃO E GESTÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Em 2016, o Gestão Eficaz estará presente em nove pólos no interior do Estado e com novos temas de interesse dos gestores, como é o caso das contas públicas em final de mandato e aspectos gerais da transição de Governo nos municípios. Serão repassados detalhes importantes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que devem ser respeitados este ano, quando acontecerem as eleições municipais para prefeitos e vereadores. As palestras sobre os dois temas serão ministradas pelo secretário-chefe da Consultoria Técnica, Edicarlos lima Silva.

Nos últimos cinco anos, o Gestão Eficaz capacitou mais de 7 mil servidores públicos de todos os municípios mato-grossenses. A pauta de temas a serem debatidos e os principais palestrantes do evento fazem parte da Consultoria Técnica do TCE-MT. Em 2015 foram realizadas 11 edições do Gestão Eficaz, com a participação de cerca de 2.304 servidores.

Faça sua inscrição: