Município de Barra do Garças está implantando sistema modernizando a gestão de saúde

por SECOM-BG — publicado 09/10/2017 15h40, última modificação 09/10/2017 15h40
Prontuário passa a ser eletrônico facilitando o acompanhamento médico do paciente

O Município de Barra do Garças está dando um salto importante na qualidade do atendimento à população, apesar do momento de crise, uma das piores da história, que o país atravessa provocando a queda do ICMS e do Fundo de Participação do Município (FPM), situação essa agravada ainda mais com o atraso dos repasses fundo a fundo por parte do Governo do Estado que ultrapassa a cada de R$ 16 milhões no período de 1012/2017.

“Os problemas são muitos, mas não abaixamos a cabeça, estamos buscando alternativas através de investimentos e recursos dos nossos representantes, Reformamos todas as UBS,s e construímos novas Unidades , compramos equipamentos para as UBS,s e Hospital Municipal, implantamos farmácias Básicas, ampliamos o atendimento das policlínicas até meia noite e iniciaremos a construção do refeitório e lavanderia, tudo para que a população seja afetada o mínimo possível”, destacou o prefeito Roberto Farias.

Entre as ações está o investimento em uma gestão de planejamento com a implantação do Sistema GMUS (Gestão Municipal de saúde) e 0 GHOSP (Gestão Hospitalar), para atender as Unidades de saúde da família abrangendo desde a recepção, acolhimento, atendimento médico, vacina, agentes de saúde, central de regulação, laboratório, TFD. Frotas e Hospital Municipal em todos os seus setores.

Com o Sistema que está sendo implantado pela empresa TWI Consultoria será unificado os prontuários que passam a ser eletrônicos com certificação e assinatura digital. Segundo o Prefeito de Barra do Garças é mais uma ação do plano de governo que está sendo cumprida, “Com o sistema os médicos podem analisar o histórico completo do paciente atendido em qualquer unidade, aumentando o controle sobre as informações e diminuindo o tempo de atendimento, quem ganha com isso é a população que terá um atendimento mais rápido, de qualidade e humanizado”, disse Roberto Farias.

O Secretário Municipal de saúde José Jacó explicou outros benefícios do Sistema, “Com um módulo de gestão de controla de avaliação irá permitir o acompanhamento das ações realizadas na saúde de qualquer lugar e em qualquer tipo de equipamento que esteja ligado a internet”, explicou.

O Sistema conta ainda com emissão de SMS para a população avisando sobre horário, local e agendamento de consultas, retiradas de exames e vacinas em atraso. A equipe TWI Consultoria, responsável pela implantação conta com uma equipe especializada de faturamento que vai trabalhar em conjunto com a equipe de saúde dando total apoio.