Mundial de Cross Country contará com representante do Brasil

por Assessoria CBDU — publicado 03/04/2018 14h58, última modificação 03/04/2018 14h58
Colaboradores: Foto: CBDU/KaizenFilmes
O atleta André de Souza é estudante de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso

No próximo sábado, 07 de abril, a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) sediará em St Gallen, na Suiça, a edição 2018 do Mundial Universitário de Cross Country, o World University Cross Country Championship. O atleta André de Souza, estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será o representante do Brasil na competição, e está preparado para enfrentar competidores de todo o mundo.

“Estou treinando forte, com a expectativa de fazer a melhor prova possível, e brigar por uma medalha, mesmo sendo a primeira participação em um Campeonato deste porte”, afirmou o aluno-atleta do curso de Educação Física. O corredor compete pelo atletismo há cinco anos, tendo participado de campeonatos brasileiros de pista e de cross, além de ter sido prata nas provas de 5 e 10 mil metros rasos do JUBs 2017.

André é treinado pelo técnico Severino Souza dos Santos, conhecido por revelar talentos no atletismo e por manter um projeto no município de Barra do Garças, em Mato Grosso, a Casa do Atletismo, onde forma atletas para o alto rendimento. O técnico, que já foi convocado diversas vezes para dirigir a Seleção Brasileira de Atletismo, tem no currículo conquistas em competições sul-americanas, provas nacionais, recordes nacionais em jogos escolares da juventude e participações em jogos olímpicos da juventude.

“Sou treinado pelo Severino desde o começo, quando ele me trouxe da minha cidade natal, Juína, aos 17 anos, acreditando no meu potencial. Minha entrada no atletismo foi um outro rumo para a minha vida, hoje sou acadêmico e atleta profissional, e estou entre os melhores do país, mas espero ir mais longe ainda”, destaca André.

World University Cross Country Championship 2018 acontecerá no Gründenmoos-Breitfeld riding stadium, e contará com a participação de aproximadamente 180 atletas, de 24 países, nos naipes masculino e feminino. Para completar a prova, eles terão que cobrir seis voltas de 1,6 km. Para mais informações sobre a competição, acesse aqui o site da FISU.

Campeonatos Mundiais Universitários de 2018

WUC Cross Country é o primeiro Mundial do ano que o Brasil disputa. O país também já garantiu a participação da Seleção Brasileira feminina Universitária no WUC Handball, por meio de patrocínio com os Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil.

O Brasil ainda sediará o WUC Wrestling, de 04 a 09 de setembro, em Goiânia, e o WUC Chess, de 12 a 18 de setembro, em Aracaju, e busca recursos para disputar outros Mundiais da temporada 2018.