Mais de mil pessoas são atendidas no primeiro dia de Caravana

por Julia Oviedo | Gcom-MT — publicado 02/08/2017 16h27, última modificação 02/08/2017 16h27
Por causa do quantitativo, cirurgias foram adiantadas para início nesta quarta-feira (02.08)

A oitava edição da Caravana da Transformação atendeu, no primeiro dia, 1.141 pessoas, e realizou o total de 4.379 procedimentos oftalmológicos (consultas e exames). Ao todo, 1.229 cirurgias foram agendadas, sendo 1.044 de catarata, 105 de pterígio e 80 yag lasers. O evento está sendo realizada até o dia 12 de agosto, em Barra do Garças (515 km a Nordeste de Cuiabá).

Por este motivo, os procedimentos cirúrgicos foram adiantados de quinta-feira (03.08) para esta quarta-feira (02.08), segundo dia da Caravana. O quantitativo já era esperado pela coordenação-executiva, que planejou o evento para ser o maior já realizado até hoje, com expectativa de oito mil atendimentos e pouco mais de quatro mil cirurgias oftalmológicas.

“Nós já sabíamos que Barra do Garças seria uma grande Caravana, principalmente pela quantidade de idosos que o município possui. Antes do início do evento, já tínhamos agendado 3.500 pessoas somente do município-sede, sem contar as outras 17 cidades atendidas pelo programa. Então, temos boas perspectivas para o atendimento da região”, avalia o coordenador-geral do evento e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Até mesmo a demanda espontânea, que são os atendimentos não agendados, é direcionada a pessoas acima dos 55 anos, já que o programa visa à realização de cirurgias oftalmológicas, com foco principalmente na catarata. “Muita gente nos procura para realizar exames de vista e esse não é nosso objetivo. Nosso intuito é atender as pessoas que já estão há muito tempo na fila de espera para uma cirurgia de catarata”, lembra a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.

Nesta quarta-feira (02.08), começam a serem recebidas as primeiras caravanas de outros municípios. Pacientes de Campinápolis, General Carneiro, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Torixoréu e Querência serão atendidos. Também está previsto o atendimento de 100 indígenas de diferentes etnias.