Mais de 400 atendimentos voltados a saúde do homem foram realizados em Barra do Garças

por Dhyego Rodrigues /SECOM-BG — publicado 23/11/2017 19h29, última modificação 23/11/2017 19h29
Novembro é o mês voltado para o cuidado da saúde do homem acima dos 45 anos, já que essa é a idade média para o aparecimento do câncer de próstata que atinge mais de 60 mil novos casos ao ano. A única forma para sua cura é o diagnóstico precoce realizado nas Unidades de Saúde em todo Brasil.

Preocupada com esses dados, a Prefeitura de Barra do Garças por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira (20), um dia inteiro de atendimento voltado a saúde do homem.

No total foram realizados mais de 400 atendimentos nas policlínicas Santo Antônio e São José, sendo entregues 97 resultados de exames do Antígeno Prostático Específico (PSA), 167 consultas com avaliação de resultados de exames e diagnósticos, 45 solicitações de exames, mais de 30 atendimentos de auriculoterapia, 40 vacinações, 60 atendimentos e orientações do Centro de Reabilitação, além de orientações pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica e outras orientações sobre educação em saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, as situações diagnosticadas com alguma anormalidade, seguirão fluxo célere, com encaminhamento para biópsia e acompanhamento prioritário, para que possa garantir êxito no tratamento.

“Fico muito feliz com a iniciativa do Prefeito Roberto Farias em buscar apoio nos urologistas que trabalham no município para realizar estas ações de humanização. Isso é muito importante para saúde dos homens barragarcenses”. Informou o médico Urologista, Jaime Cardoso Vila Nova.

Antes da realização das consultas, os pacientes receberam orientações dos médicos urologistas sobre a saúde do homem e câncer de próstata, bem como foram convidados a motivar familiares, amigos, colegas e vizinhos a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliação.

Vale ressaltar que os exames e atendimentos para o diagnóstico do câncer de próstata, poderá ocorrer durante todo o ano e não apenas durante a campanha do novembro azul.

O Prefeito Roberto Farias agradeceu o trabalho dos colaboradores, que mesmo no período de crise, estão desempenhando um ótimo trabalho frente as saúde do município. “Quero aqui agradecer aos nossos colaboradores das unidades e programas de Saúde do município pelo ótimo trabalho que realizam para nossa população”.