Iomat lança ferramenta para facilitar pesquisa no Diário Oficial

por D`Laila Borges | Seges — publicado 14/06/2018 17h36, última modificação 14/06/2018 17h36
Novidade proporcionará uma busca mais dinâmica e uma estrutura de consulta construída automaticamente pela organização de categorias.

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, a Imprensa Oficial de Mato Grosso mais uma vez será vanguarda no país com o lançamento em breve de uma nova ferramenta que será incorporada ao sistema eletrônico da Iomat. A ferramenta facilitará a pesquisa e trará a interação das leis, portarias e decretos pesquisados com referências anteriores. Ou seja, uma lei que foi alterada, passará a ter referência à lei anterior na mesma tela, evitando com que o leitor tenha que abrir outra tela em seu equipamento para essa consulta.

Essa ferramenta proporcionará uma busca mais dinâmica e uma estrutura de consulta construída automaticamente pela organização de categorias do Diário Oficial, facilitando a localização dos atos, decretos e portarias, dividindo os resultados por ano/mês, além de apresentar uma navegação com várias opções de visualização da matéria, como visualizar na íntegra, baixar o diário completo ou baixar a publicação assinada digitalmente.

Além disso, esses documentos também serão impressos com a certificação digital com validade jurídica. De acordo com o gestor do Diário Oficial Eletrônico da Iomat, Roberto Sarto, este selo de autenticação garantirá a segurança da informação compartilhada. “Além de assinar digitalmente o PDF com o conteúdo, adicionamos um código de autenticação pra validação dentro do próprio sistema de consulta da legislação”.

65ª Abio

A novidade foi apresentada na 65ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), que aconteceu na semana passada em Brasília, onde foram encaminhadas propostas de implantação do portal Normas.gov, uma iniciativa  do Comitê de Desburocratização da Presidência da República para integrar as informações dos Diários Oficiais do Brasil em um site unificado, em formato aberto e com controle de vigência das leis, decretos, portarias, instruções normativas e demais normas.

Segundo Sarto, a Imprensa Nacional ficou muito interessada no projeto de Mato Grosso. “Provavelmente as outras imprensas oficiais e até a Imprensa Nacional irão utilizar nosso modelo para implementar a mesma ferramenta. Estamos mais uma vez saindo na frente de todo país”.

Durante o encontro Sarto fez uma apresentação sobre a “Responsabilidade da Imprensa Oficial na estruturação de leis e atos governamentais- ferramentas digitais de acesso à informação e transparência pública”, ocasião em que a ferramenta foi mostrada a todos os participantes.

Outras iniciativas

Em janeiro deste ano, a Iomat disponibilizou o aplicativo da Iomat para smartphones. A novidade veio para completar o pacote de modernização do órgão, primeira Imprensa Oficial do país a implantar o Diário Oficial totalmente eletrônico em 2008. O App serviu de referência a outros estados que estão desenvolvendo aplicativos semelhantes.

Ainda dentro dessa linha de modernização tecnológica, a Iomat também alterou em 2017 o layout do DOE, que serve como referência para as mudanças que o Diário Oficial da União está implementando.

Outra ferramenta importante utilizada atualmente é a possibilidade de agendamento para recebimento de alerta pelo celular e por e-mail assim que for publicado algo especifico. O cidadão pode, por exemplo, deixar agendado pelo aplicativo para receber o alerta toda vez que uma palavra chave, órgão, ou o objeto de um contrato, aparecer no Diário Oficial, facilitando o controle social e o acesso à informação.

Atualmente, cerca de 20% dos acessos ao DOE já são feitos por dispositivos móveis. O site do órgão registra anualmente cerca de cinco milhões de acessos e 71 mil publicações. O veículo atende cerca de 1.300 clientes entre prefeituras, órgãos independentes e os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.