Inscrições para nova edição do Parlamento Jovem Brasileiro estão abertas

por Assessoria da Câmara Federal — publicado 04/04/2016 17h10, última modificação 04/04/2016 17h10
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa que simula uma jornada parlamentar de jovens estudantes, abre inscrições nesta quarta-feira (23). Podem participar alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa que simula uma jornada parlamentar de jovens estudantes, abre inscrições nesta quarta-feira (23). Podem participar alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

A edição 2016 será realizada de 26 a 30 de setembro, nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), nos plenários de comissões e no plenário Ulysses Guimarães.

Os interessados têm que estar matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Além de enviar sua ficha de inscrição e toda a documentação necessária à Secretaria de Educação do seu estado, o estudante que quiser participar precisa elaborar um projeto de lei de sua autoria propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.

O PJB tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. Em paralelo a isso, o programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular.

Encontro dos Coordenadores Estaduais

A primeira etapa do programa foi o encontro dos coordenadores estaduais, que ocorreu na segunda (21) e na terça-feira (22), no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor). Os coordenadores são servidores designados pelas Secretarias de Educação responsáveis por conduzir as ações de divulgação do PJB nos estados, assim como coordenar a pré-seleção dos projetos.

Durante a realização do PJB, eles acompanham em tempo integral os estudantes de cada estado, sendo responsáveis por sua disciplina e pela manutenção da ordem durante todo o período de permanência dos parlamentares jovens em Brasília.

O lançamento oficial do PJB ocorreu neste evento, quando também são repassadas as diretrizes estabelecidas pela Câmara dos Deputados para seleção dos projetos e construídas as estratégias para a atuação dos coordenadores desde a divulgação do programa até a sua execução.

Quantidade de projetos

Nesta edição do PJB, 78 projetos serão selecionados. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem. Mais informações podem ser consultadas no site ou na fan page do PJB.

13ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Inscrições: de 23 de março a 10 de junho