Governo sinaliza positivamente sobre implantação de ponte aérea Cuiabá - Barra do Garças

por Redação 24 Horas News — publicado 07/04/2016 15h59, última modificação 07/04/2016 15h59
O deputado estadual Max Russi (PSB) comemorou o início das tratativas do Governo do Estado junto à empresas de linhas aéreas para implantação de voos regulares entre a Capital e Barra do Garças.

O deputado estadual Max Russi (PSB) comemorou o início das tratativas do Governo do Estado junto à empresas de linhas aéreas para implantação de voos regulares entre a Capital e Barra do Garças.

Em resposta à proposta do parlamentar, o secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Oliveira Nigro, informou que o Poder Executivo já conduziu algumas conversações com as empresas e também com o prefeito de Barra, Roberto Farias.

“Já estamos em conversa com empresas que se mostraram interessadas, algumas, inclusive, com o comprometimento de iniciar os voos para o Município de Barra do Garças, desde que atendidos alguns requisitos”, oficiou Nigro.

Os requisitos apontados na resposta referem-se a construção da cerca operacional no aeroporto de Barra, obra que já vem sendo executada pelo Estado, e também a aprovação do projeto que prevê incentivo fiscal no ICMS do combustível para as empresas de aviação que desejam ampliar seu número de voos em Mato Grosso. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), já passou pelo Parecer Técnico da Secretária de Estado de Fazenda (Sefaz) e agora está na Casa Civil devendo ser enviado à Assembleia Legislativa nos próximos dias para aprovação pelos parlamentares.

O secretário também destacou que o maior objetivo do Governo é a integração do Estado, a exemplo de Alta Floresta, cuja abertura de voo regular diminuiu muito a distância entre os municípios da região e a Capital. “O Araguaia se destaca pelo enorme potencial turístico e econômico. Por isso, a integração visa fomentar o desenvolvimento não só de Barra do Garças, mas de toda a região”, frisou.

O mês passado, o deputado Max Russi também levou a discussão ao titular da Sedec, Seneri Paludo, depois de indicar em plenário a necessidade de articulação do governo para a implantação dessa ponte aérea. Na oportunidade, o socialista apresentou as vantagens e os benefícios tanto para a capital como para a região do Araguaia.

“Barra do Garças concentra uma população de aproximadamente 60 mil habitantes e é um importante polo da região do Araguaia, com belezas naturais e eventos tradicionais que atraem milhares de turistas todos os anos”, declarou o deputado, que enfatizou também a economia e oportunidade de negócios que a região oferece.

O socialista destacou que muitos mato-grossenses nem ao menos conhecem a região, por conta da distância, superior a 500 quilômetros, que separa Barra da capital. “A abertura de voos regulares entre essas duas cidades vai fomentar ainda mais o potencial turístico e pecuário do Araguaia e facilitar o acesso de quem vive na região e precisar vir a Cuiabá”, justificou.

Max Russi se comprometeu a articular junto aos demais deputados pela aprovação do projeto na AL, e ratificou a importância da inclusão de Barra do Garças nas novas rotas de voos das empresas que fazem as linhas aéreas no estado, caso sejam atraídas pelo incentivo.