Famílias inativas no Cadastro Único devem realizar atualização para evitar perca de benefícios sociais

por Dhyego Rodrigues (Secom/Bg) — publicado 10/01/2018 16h59, última modificação 10/01/2018 16h59
Em 2017, Mato Grosso registrou 73 mil cadastros excluídos, para evitar perca de benefícios sociais como o Bolsa Família é importante realizar a atualização do CadÚnico.

A atualização dos dados dos beneficiários deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, Estados e Municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Para fazer a atualização, os moradores de Barra do Garças devem procurar o Centro de Referência Social (Cras) Santo Antônio, na Rua Cuiabá, Número 174, no Bairro Vila Santo Antônio, munidos da xerox do comprovante de endereço, comprovante de renda (Carteira de trabalho, holerite, extrato do benefício – aposentadoria – ou declaração de renda), documento oficial com foto, título eleitoral, certidão de nascimento e declaração da escola (para estudantes de 6 a 7 anos).

Já para efetuar o recadastramento, são necessários somente os documentos originais de todos os cadastrados. Caso haja mudança de endereço, cópia do novo comprovante de residência e em caso de menores, estudantes participantes do programa Bolsa Família, obrigatoriamente apresentar declaração da escola.

De acordo com a Coordenadora Municipal do Cadastro Único, Cristina Rodrigues, exclusivamente este mês, o atendimento está sendo feito por senhas. “Este mês estamos atendendo a população através de senhas que são liberadas a partir das 07:00 horas da manhã até as 15:00 horas. Estamos atendendo em média 60 pessoas por dia e damos preferência as pessoas dos distritos, indígenas, idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com crianças de colo”. Vale ressaltar que o atendimento no Cras é das 07:00 da manhã até as 18:00 horas, somente as senhas são distribuídas até as 15:00.

Famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total, devem estar inscrito no Cadastro Único. Confira a baixo os programas e benefícios sociais que utilizam o Cadastro Único:

Programa Bolsa Família;
Programa Minha Casa, Minha Vida;
Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
Identidade Jovem – ID Jovem;
Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
Carteira do Idoso;
Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
Programa Brasil Carinhoso;
Programa de Cisternas;
Telefone Popular;
Carta Social;
Pro Jovem Adolescente;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Passe Livre para pessoas com deficiência;
Isenção de Taxas em Concursos Públicos.