Estudantes de Barra do Garças visitam o TJ

por Mára Santos/Tony Ribeiro (F5)- Coordenadoria de Comunicação do TJMT — publicado 18/08/2017 09h50, última modificação 18/08/2017 09h50
Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Catedral de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá) foram os participantes do projeto “Nosso Judiciário” nesta quinta-feira (17 de agosto). Os 45 estudantes foram recepcionados pelo cerimonialista do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Florêncio Beserra Filho e pelo técnico judiciário Neif Feguri Neto
Durante a visita guiada, os acadêmicos conheceram o Plenário 1 do Tribunal de Justiça onde são realizadas as sessões ordinárias judiciais e administrativas do Tribunal Pleno.
 
Em seguida, os universitários passaram pelo departamento de Protocolo Geral e por último o Espaço Memória onde conheceram um pouco mais da história do Judiciário de Mato Grosso e receberam o Guia Prático de acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e um Glossário Jurídico.
 
Para os estudantes Henrique França do 3º ano e Rosimar Morel que cursa o 4º semestre do curso de Direito na Faculdade Catedral, a visita foi muito valiosa. “Tivemos a oportunidade de conhecer desde a origem do Tribunal de Justiça. Nós não tínhamos essa visão, de como funcionava. Estudamos muito na teoria e aqui estamos entendendo como tudo funciona na prática”, destacou Henrique.
 
Rosimar Morel disse que sonha em prestar um concurso público para trabalhar no TJ, por isso ficou entusiasmada com a visita. “Foi uma experiência muito rica. Nós só conhecíamos na teoria e estando aqui vendo como tudo funciona de fato nos dá a certeza de que é isso que queremos para o nosso futuro. Como estudantes, temos sonhos e eu penso em prestar um concurso. Quem sabe um dia estarei aqui, só depende de mim”.
 
Os acadêmicos estavam acompanhados do coordenador do curso da faculdade, Ronny César Camilo Mota e do professor André Bernardes. “É uma iniciativa fantástica, porque é a visualização na prática da teoria que nós vemos em sala de aula. Foi uma recepção que proporciona aos nossos acadêmicos verificar que não é outro universo, é o universo do Judiciário brasileiro em que todos os advogados, estudantes e a comunidade em geral são bem recebidos. Essa oportunidade propicia aos acadêmicos conhecer de forma clara o que se passa aqui dentro e isso fomenta nesses estudantes o anseio de seguir carreira e quem sabe futuramente um deles estar aqui, ocupando uma das cadeiras do Tribunal de Justiça”, observou o coordenador Ronny César.
 
O professor André Bernardes destacou que muitos alunos que se sentiram ainda mais motivados em exercer a profissão a partir da visita. “Traz um ânimo aos acadêmicos, porque eles vivem no banco da faculdade, estudando a doutrina, as leis, mas não vivenciam isso na prática, não tinham ideia de como é o local onde o magistrado trabalha ou o advogado faz a sua sustentação oral. Vão passar para os colegas que não puderam vir essa vontade, esse desejo de continuar estudando e também de conhecer a estrutura do Poder Judiciário e também um pouco da história do Poder Judiciário de mato Grosso”, finalizou o professor.