Estudante de Cáceres é selecionado para o programa Jovem Senador 2017

por Yuri Ramires | Seduc-MT — publicado 10/10/2017 11h51, última modificação 10/10/2017 11h51
O projeto mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos.

Morador de Cáceres e aluno da Escola Estadual União e Força, Victor Matheus de Campos Leite Neves, de 17 anos, foi selecionado para representar Mato Grosso no programa Jovens Senadores 2017, realizado anualmente pelo Senado Federal. O tema desta edição foi “Brasil plural: para falar de intolerância”.

Victor, hoje aluno do 3º Ano do Ensino Médio, contou que não tinha expectativas na seleção. “É o terceiro ano que eu participo, e não havia sido selecionado nas outras duas tentativas. Tanto é que, no dia em que saiu o resultado, eu estava tranquilo, sem expectativa nenhuma. Foi melhor, que a surpresa foi grande”, disse. 

O estudante ficou em primeiro lugar, apresentou uma redação com o tema: Intolerância: transformação por meio da aprendizagem.

Ele destaca que a seleção veio em um ótimo momento. “Me sinto mais maduro, mudei muito minha perspectiva política e social. E grande parte desse favor se deve ao programa Jovem Senador”, disse.

Ao lado de Victor, também foram selecionados em segundo e terceiro lugar os estudantes: Emanuelly Beatriz de Oliveira Sousa, da EE Des. Armando Pompeu de Barros, de Colíder, e Alex Kuznetsov, da EE Campo Massapé, de Primavera do Leste.

No entanto, só tomam posse como jovem senador, os 27 primeiros selecionados de cada unidade da Federação. Eles vão atuar em Brasília, do dia 27 de novembro até dia 02 de dezembro.

A cerimônia de posse está marcada para o dia 28 de novembro no plenário do Senado Federal.

Vale ressaltar que os professores orientadores das redações serão premiados com uma viagem a Brasília para acompanhar os alunos, além de ganharem um curso de formação.

Participação

Em 2017, o Jovem Senador mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 14% em relação à edição anterior.

Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 10.033 professores orientadores, um crescimento de 53% em relação à Edição de 2016. O Projeto atingiu, ainda, a marca de mais de um milhão de alunos mobilizados, totalizando 1.240.597 alunos desde sua primeira edição em 2011.