Estado já realizou mais de 1.500 cirurgias na oitava Caravana da Transformação

por Julia Oviedo | Gcom-MT — publicado 07/08/2017 14h10, última modificação 07/08/2017 14h10
A oitava edição da Caravana da Transformação nem chegou à metade, mas já realizou 1.537 cirurgias oftalmológicas desde o início dos procedimentos, que aconteceu na última terça-feira (02.08). Como a cidade-sede do evento, Barra do Garças, é um município com grande fila de espera para cirurgias de catarata, esta deve ser a edição com maior quantitativo de cirurgias, podendo chegar a 4.500.

Somente neste sábado (05.08), foram realizadas 842 consultas, 415 cirurgias, 390 atendimentos pós-operatórios e um total de 5.278 procedimentos oftalmológicos. Nas edições anteriores, uma média de 300 cirurgias eram realizadas diariamente e nesta edição, a média subiu para 400.

“Desta vez aumentamos nossa capacidade por saber da necessidade não só dos outros 17 municípios beneficiados, mas principalmente de Barra do Garças, que já tinha uma fila de espera de pouco mais de 3.500 pacientes. O que nos surpreendeu foi a demanda oculta, aquela que não mensuramos. Daí tivemos a certeza de que realmente essa região precisava ser atendida novamente”, explicou o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira.

Além das cirurgias, em cinco dias, o Governo do Estado já atendeu 5.095 pessoas e realizou um total de 27.078 procedimentos oftalmológicos. Além disso, durante três dias, foram oferecidos serviços de Cidadania, como a emissão de documentos pessoais, cursos profissionalizantes, orientações jurídicas, educação ambiental, recreação, testes de DNA, mutirões fiscais, palestras, oficinas e muito mais.

Quem ainda busca atendimentos, esta segunda-feira (07.08) é o último dia para a realização de consultas e exames. Além dos agendamentos feitos pelas secretarias municipais de saúde, a Caravana da Transformação oferece 600 vagas para o primeiro atendimento. A partir da terça-feira (08.08), apenas cirurgias agendadas serão realizadas no espaço.

Os atendimentos são preferencialmente para pessoas acima dos 55 anos, faixa etária em que a incidência de catarata é maior. É preciso estar com documentos pessoais e Cartão Sus atualizado.

Municípios beneficiados

Além de Barra do Garças, também serão atendidos os seguinte municípios: Água Boa, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Querência, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira e Torixoréu.