ESPORTE ESCOLAR: Barra do Garças quer fomentar esporte e turismo com os Jogos Escolares

por MARCIO CAMILO - Seduc-MT — publicado 03/04/2017 14h08, última modificação 03/04/2017 14h08
Cidade localizada na região do Araguaia é conhecida por suas belezas naturais

No mês julho Barra do Garças (a 508 quilômetros de Cuiabá) recebe a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Serão mais de 1400 alunos, de outras regiões do estado, que competirão nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal. O evento é vantajoso tanto para cidade quanto para os visitantes.

É vantajoso para cidade porque o secretário de Esporte e Lazer, Herbert Penze, vislumbra fomentar ainda mais o esporte em Barra, que já é referencia no ciclismo e atletismo. Conforme o gestor, o poder público ainda tem muito que melhorar nesse aspecto, pois os principais destaques no esporte ainda vêm das escolares particulares. O secretário então quer usar os jogos escolares para mudar essa realidade.

O evento em Barra também é vantajoso para os estudantes de outros municípios, pois eles terão a oportunidade de conhecer uma das mais belas cidades turísticas de Mato Grosso, com diversas quedas de cacheiras, águas termais, praias, serras e parques.

O trabalho para realizar um grande evento no mês julho já começou com a vistoria técnica das praças esportivas que irão receber as modalidades coletivas. A checagem foi feita nesta sexta-feira (31) por servidores da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), que vieram direto de Cuiabá.

Conforme o secretário Penze é política da gestão municipal mostrar que Barra do Garças tem capacidade de sediar grandes eventos. “O prefeito Roberto de Farias tem esse entendimento, pois eventos como os jogos escolares também alavancam a econômica local”, destacou.

O fomento ao turismo é outro motivo para trazer os jogos. Segundo Penze, Barra já é uma cidade conhecida por ser turística, mas muita gente do estado ainda não sabe dos atrativos da região. A data dos jogos é estratégica, pois será no mesmo período da temporada de praia da cidade. “Vamos elaborar um plano, junto a Secretaria de Turismo, para trazermos os pais dos alunos que competirão nos jogos”.

Barra do Garças recebe de 17 a 23 de julho a etapa estadual de modalidades coletivas, categoria A (15 a 17 anos), dos Jogos Escolares da Juventude. A competição classifica as melhores equipes do estado para disputar a fase nacional dos jogos que ocorrem no final do ano.  As modalidades dos jogos são: basquete, vôlei, futsal e handebol (masculino e feminino).

Vistoria técnica

A Univar (Faculdades Unidas do Vale do Araguaia) foi um dos espaços que mais chamaram atenção na vistoria realizada nesta sexta-feira. A ideia é que a universidade sirva como refeitório, alojamento, centro de convivência e o Centro de Comando das Operações (CCO) dos jogos.

Se o espaço for confirmado será a primeira vez na história que esses ambientes dos jogos se concentraram num mesmo local. Segundo o coordenador de Esporte Escolar da Seduc, Manoel Fonseca, a ideia é genial e facilitará ainda mais o intercambio cultural entre os estudantes. “Isso evitará grandes descolamentos e as palestras educacionais também podem ser realizadas na universidade”, ressaltou.

A Univar é pioneira em Barra do Garças e possui excelente estrutura como corredores e salas amplas, auditório climatizado e grande espaço para ser montado o refeitório dos jogos, que também será o centro de convivência dos mais de 1400 estudantes.

Outro destaque durante a vistoria foi o Ginásio de Esportes Arnaldo Martins Beira-Rio que passa por uma importante reforma estrutural. A principal dela é no piso que ganhou uma tintura especial (com textura emborrachada) para cobrir o solado antigo, que é de madeira. A reforma também acontece nas arquibancadas, no sistema elétrico e nas saídas de emergências. “Tudo conforme as regras estabelecidas pelo laudo do Corpo de Bombeiros”, acrescentou o secretário Penze.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso serão realizados em 10 etapas regionais e três etapas estaduais. A primeira regional ocorre em Cáceres de 25 a 30 de abril.

O evento reúne cerca de 10 mil estudantes (de 12 a 17 anos) que competem em modalidades como o atletismo, xadrez, ginástica rítmica, basquete, handebol, futsal e vôlei. Os jogos escolares são uma realização da Seduc em parceria com as cidades sedes do evento.