Equipe da Secretaria de Cultura visita municípios da região Sudeste

por Angélica Moraes | SEC-MT — publicado 04/08/2017 17h38, última modificação 04/08/2017 17h38
Equipe da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), juntamente com o titular da pasta, Leandro Carvalho, percorrem a partir desta quarta-feira (02), diversos municípios da região Sudeste do estado. Na programação está a visita a pontos de cultura e bibliotecas, além de encontros com gestores da área. A viagem se encerra em Barra do Garças no sábado (05), na oitava edição da Caravana da Transformação.

Nesta quarta-feira a equipe irá conhecer o trabalho desenvolvido pelo ponto de cultura Grupo Cultural Folclórico Maturada, em Campo Verde. No período da tarde, a agenda é com os gestores e representantes de pontos de cultura Associação Partilhar e Missão Salesiana de Mato Grosso de São João Batista, de Poxoréo, seguida de visita ao centro histórico do município.

O ponto de cultura Centro Cultural Teatro Faces, de Primavera do Leste, é o primeiro a ser visitado pela equipe na quinta-feira (03) que, em seguida, irá conhecer as bibliotecas do município. No período vespertino serão visitados os equipamentos culturais de Pontal do Araguaia e Araguaiana.

A sexta-feira (04) começa com visita ao ponto de cultura Instituto Armando Luvison, em Barra do Garças. No período da tarde o secretário Leandro Carvalho se reúne com o Conselho Municipal de Cultura na Câmara Municipal.  No sábado (05) a equipe estará no estande da SEC na Caravana da Transformação.

Bibliotecas

Desde o dia 31 de julho a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas está na estrada, percorrendo municípios da mesma região. Entre ações desenvolvidas estão a fiscalização, revitalização e reabertura de bibliotecas, orientação e capacitação dos servidores que atuam nestes equipamentos culturais.

O roteiro começou em Alto Garças e, até o dia 11 de agosto, serão visitados os seguintes municípios: Alto Taquari, Alta Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Araguaiana, Cocalinho, Nova Xavantina, Campinápolis e Novo São Joaquim.

Caravana

Sábado é o dia D da Caravana da Transformação, projeto do Governo de Mato Grosso que conta com a atuação de todas as secretarias. A SEC estará presente com a Biblioteca Itinerante, cujas atividades realizadas nos dias 04 e 05 no estande montado na Vila Olímpia, em Barra do Garças são: oficina de desenho com tinta guache, distribuição de livros e CDs, oficina de instrumento musical e de caixinha decorada com material reciclável, momento de leitura, atividades pedagógicas com desenho e pinturas.