Eleita nova diretoria e membros do Conselho Municipal da Igualdade Racial

por Dhyego Rodrigues/SECOM-BG — publicado 06/04/2017 15h21, última modificação 06/04/2017 15h21
Foi realizado na tarde desta quarta-feira (05), o primeiro encontro de 2017 com o coletivo de cada representatividade social de Barra do Garças, na ocasião, trataram sobre a escolha do novo Conselho Municipal da Igualdade Racial e membros da diretoria.

Entre os 15 membros eleitos foram decididos como presidente, Iolanda Pereira representando a Assistência Social; vice presidente Divina Célia do movimento negro; secretário José Carlos Faria da academia de letras e segunda secretaria Marcela Silveria representando a faculdade Cathedral.

O conselho tem como finalidade propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos, é um órgão permanente e consultivo que foi instituído desde o início da gestão Roberto Farias, sob portaria de nº 9.450 de 11 de Julho de 2013, estando vinculado em Barra do Garças à Secretaria de Assistência Social.

“É dever da secretaria de assistência social apoiar e propor muitas ações para enfrentar o racismo, preconceito, discriminação racial e redução das desigualdades raciais na nossa cidade. Agora com esse novo conselho, vejo que estamos somando esforços para bater de frente com esses problemas”. Explica a secretaria Viviane Sales.

Outros assuntos também estiveram em pautas, como encontros entre conselheiros, que ocorrerá uma vês por mês, firmando a primeira reunião já no próximo dia 11 de abril e uma grande ação na cidade, que será organizada pelo coletivo de igualdade racial sobre o dia do Índio, que ficou marcado para acontecer no dia 19 de abril na arena do Porto do Baé.