ELEIÇÕES 2016: Termina hoje prazo para troca de partidos

por Dayane Senna/Ascom-UCMMAT — publicado 18/03/2016 17h06, última modificação 18/03/2016 17h06
Encerra nesta sexta-feira (18,03), o prazo para que vereadores e deputados troquem de legenda partidária. A janela, que foi aberta em 18 de fevereiro por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), em sessão conjunta do Congresso, dá a possibilidade da troca de partidos sem perda de mandatos por infidelidade. Em Mato Grosso, aproximadamente 30% dos 1.390 vereadores do estado já fizeram as trocas de partidos.

NOVOS CANDIDATOS

O prazo para novas filiações, inclusive para quem pretende concorrer, vai até 2 de abril, seis meses antes das eleições. Até a última eleição o prazo era de no mínimo um ano. Portanto, ainda pode ter novidades nos partidos, inclusive de pessoas não filiadas hoje e que se filiando nos próximos vinte dias ainda podem disputar a eleição. Secretários municipais que pretendem concorrer na próxima eleição também devem deixar seus cargos até 2 de abril.

As convenções, que vão definir os candidatos para Prefeitura e Câmara de Vereadores, ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto. Antes eram em junho. E os registros de candidaturas e coligações devem ser feitos até 15 de agosto. Com isso, a campanha deste ano será mais curta, reduzindo o período de 90 para 45 dias. E o período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, em dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada.