Divino Arbués traz belezas do Araguaia para o TJ

por Mylena Petrucelli/Fotos: Otmar de Oliveira (F5) — publicado 04/06/2018 15h48, última modificação 04/06/2018 15h48
A rádio web Estação TJ, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, entrevistou nesta quarta-feira (30 de maio) o músico, escritor e contador Divino Arbués, cuja obra é marcada pelas belezas naturais e culturais da região do Araguaia.

Vivendo no eixo Mato Grosso-Goiás desde a infância, na região de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), Pontal do Araguaia (512 km ao sul) e a cidade goiana de Aragarças, Divino Arbués sempre direcionou sua arte para as belezas naturais da região.

Na década de 1980, ele foi um dos responsáveis pela realização dos festivais de praia que agitavam o Rio Araguaia. Sua música “Quarto crescente” batizou a principal praia entre Barra do Garças e Aragarças e foi tocada para os ouvintes da Estação TJ.

A noite já se faz presente/ é quarto crescente/ eu não te vejo/ Na praia onde mora a areia/ meus olhos bebem as estrelas, pois cada estrela guarda um beijo/ gritado pela imensidão/ derramado pela lua cheia.

“Essa música é como se fosse uma carta, fala das areias, das estrelas. Teve muita repercussão e divulgou muito a cidade, em 1984 e 1985. Um vereador fez o projeto e virou o nome da praia. Temos muito orgulho disso, até porque meu trabalho tem muito a ver com a natureza do lugar. Falo de rios, serras, cachoeiras, acaba sendo uma música que representa bem a região e os estados de Mato Grosso e Goiás”, contou o artista convidado.

Paralelamente à narrativa das belezas naturais do Araguaia, Divino Arbués procura também promover a consciência ambiental por meio de suas músicas, utilizando recursos literários para inspirar o público.

“Com esse trabalho cultural, você procura fazer alegria, fazer o pessoal dançar, e sempre cabe um pouco de consciência, da valorização da beleza da terra e também a conscientização da preservação da natureza. Eu acredito que a música tem que ter qualidade melódica e letra também”, observa.

O artista possui sete discos gravados, sendo três em vinil, além do livro “Folhas e paisagens”. Atualmente, ele está trabalhando na produção de um novo disco solo com músicas autorais e também um trabalho em parceria com o músico João Ormond.

Para conhecer o trabalho de Divino Arbués, basta acompanhá-lo em sua fanpage no Facebook https://www.facebook.com/divino.arbues.com.br/. Além disso, ele também deixa o convite para quem quiser conhecer os festivais de praia da região do Araguaia que começam em julho.