Crianças ganham concurso, vivem dia de policial e voam com Ciopaer

por Luzia Araújo | Sesp-MT — publicado 07/08/2017 14h04, última modificação 07/08/2017 14h04
Parte dos estudantes que venceram o concurso de redação promovido pelo programa estadual Rede Cidadã teve um dia especial, durante a Caravana da Transformação, realizada em Barra do Garças (515 km a Nordeste de Cuiabá).

Como prêmio pela conquista do terceiro e quarto lugares no concurso, quatro estudantes das Escolas Deputado Norberto Schawantes e Irmã Diva Pimental viveram um momento com policial militar. Eles vestiram a farda e conheceram de perto uma viatura do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e os equipamentos instalados no veículo para o policiamento diário.

A ação educativa faz parte das atividades do projeto Rede Cidadã na Caravana da Transformação. Além de vestir a farda, eles também realizaram voo no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no sábado (05.08).

A estudante do sexto ano, da Escola Deputado Norberto Schawantes, Carla Santos Freitas, foi uma das vencedoras. A jovem, que tem 12 anos, disse que depois desta experiência pretende se tornar uma policial para ajudar as pessoas.

“Não imaginava que ganharia, porque estava concorrendo com várias pessoas. Então, quando venci foi uma alegria muito grande para mim”, disse Carla.

A reação de felicidade também foi a mesma da estudante Naya Martins dos Santos, de 14 anos, outra vencedora do concurso. “Quando recebi a ligação informando que era uma das vencedoras saí pulando pela casa, dizendo para minha mãe que tinha vencido”, lembrou ela, que também frequenta a Escola Deputado Norberto Schawantes.

A gerente-adjunta da Rede Cidadã, major PM Emirella Martins, explicou que os pais e os estudantes das escolas selecionadas participaram de palestras educativas e orientativas, ministradas pela equipe do programa. “Falamos com os alunos sobre as questões das drogas e sexualidade precoce. Já para os pais, as orientações foram sobre a responsabilidade na criação dos filhos”.

Os estudantes conheceram também a vida de um policial militar e a importância dos estudos e das escolhas corretas.

“As atividades de despertar e consciência marcam a vida dos jovens. Diante do fascínio que eles têm pelo policial, conseguimos prender a atenção deles. Então, quando entra um personagem diferente na vida dele e confirma a fala do pai e da mãe, os jovens conseguem absorver melhor os ensinamentos e pensar sobre todas as nossas orientações, como uma forma de proteção”, disse a gerente.

Exposição

Os equipamentos da Polícia Militar (PM-MT) e do Corpo de Bombeiros estão sendo demonstrados ao público da Caravana da Transformação. O Regimento de Policiamento Montado, Rotam e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) levaram alguns armamentos, munições e equipamentos de proteção individual para o evento.

Um deles é o traje antifragmentação utilizado pelo Bope nas ocorrências envolvendo explosivos. A roupa pesa aproximadamente 40 quilos, com o capacete, e é fabricado com o mesmo material do colete balístico.

Os animais empalhados do Batalhão Ambiental também estão na exposição despertando a curiosidade dos visitantes. Já o Corpo de Bombeiros está demonstrando os materiais utilizados nos atendimentos de salvamento aquático, mergulho e de incêndio. Entre eles, está o equipamento de respiração autônoma, usado pelo militar para não respirar gases tóxicos durante uma ocorrência.

Quem passar pelo o estande também poderá simular um atendimento pré-hospitalar em um boneco digitalizado que mostra todas as reações do corpo humano. Também estão sendo apresentados os trabalhos o Rede Cidadã, Detran e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

A Polícia Civil também entregou aos visitantes cartilhas do programa” De cara limpa contra as drogas”, outra com orientações sobre violência contra as crianças e também sobre o alcoolismo. Uma atração do estande da PJC foi o cão Bomdog, que atraía crianças, que procuravam registrar foto com o mascote da polícia comunitária. No local, também foi possível fazer o registro de ocorrências policiais e obter orientações jurídicas.

Serviços

Ainda na Caravana da Transformação, o público pode confeccionar a 1ª e 2ª vias da carteira de identidade no estande da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Os pedidos de 2ª via estão sendo realizados sem a cobrança da taxa de R$ 69,00.

No local, também estão sendo realizadas as entregas das carteiras de identidade que foram feitas no posto de identificação de Barra do Garças.