Campanha de vacinação antirrábica ocorre neste sábado em Barra do Garças

por Dhyego Rodrigues / SECOM-BG — publicado 18/10/2017 16h03, última modificação 18/10/2017 16h03
O próximo sábado (21) será de intensa movimentação nos PSFs, Policlínicas e Escolas. Este ano, a meta é imunizar 12.470 cães e gatos de Barra do Garças.

Este final de semana a atenção ficará para a saúde dos animais, isso porque no sábado (21), ocorre o dia “D” de vacinação antirrábica, conhecida popularmente como vacina contra a raiva. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este ano a meta é imunizar 12.470 animais, sendo 10.460 cães e 2.010 gatos.

As vacinas estarão disponíveis gratuitamente em 21 postos espalhados por toda a cidade e tem como objetivo proteger os animais contra a raiva, uma doença fatal causada por um vírus que acomete mamíferos como cães e gatos, bois, cavalos, porcos e morcegos.

A doença também pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.
Não há contraindicação da vacina, entretanto é necessário ter alguns cuidados com os animais, como observar o bom estado de saúde, se o mesmo estiver doente, não deve vacinar e marcar outra data; tomar cuidado habituais no manejo de fêmeas em gestação, para evitar asfixia, esmagamento e contusões.

Outra dica para os donos dos animais de grande porte é leva-los com a coleira e focinheira, já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção dos vacinadores.
A imunização pela vacina antirrábica permanece no animal por um ano e começa a agir em torno de 21 dias após a sua aplicação.

Confira a lista completa dos pontos de vacinação:

Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde;
E.E Maria Nazaré (bairro Jardim Pitaluga, próximo ao antigo Barramas);