Câmara Municipal de Barra do Garças promove Oficinas Interlegis

por Letícia Almeida Borges/Interlegis — publicado 15/06/2016 13h03, última modificação 15/06/2016 13h03
Evento conta com parceria da UFMT e apoio do senador Wellington Fagundes

A uma semana do seu início, as Oficinas que o Programa Interlegis promoverá em Barra do Garças já contam com mais de 45 servidores inscritos de 16 Câmaras Municipais da região. As atividades incluem o treinamento para instalação e utilização do Portal Modelo para internet, a partir da segunda-feira, dia 20, às 9 horas e, nos dias 22 e 23, do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – ambas ferramentas para a modernização e transparência das casas legislativas.

Os eventos, realizados a pedido da Câmara Municipal de Barra do Garças, por intermédio do senador Wellington Fagundes, acontecerão nas instalações da Universidade Federal de Mato Grosso, que também cederá os equipamentos necessários. O senador participará do encerramento das atividades, no dia 23, entregando os certificados aos participantes.

Localizada na divisa com o Estado de Goiás, Barra do Garças é um polo regional e tem condições de receber as casas legislativas próximas, multiplicando os benefícios do treinamento promovido pelo Programa Interlegis.

Sobre as oficinas

O Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, é um grande programa de modernização legislativa. Seus técnicos desenvolveram produtos e serviços que são disponibilizados sem custos para as casas legislativas. Desenvolvidos em software livre, podem ser facilmente adaptados ao porte e às necessidades de Câmaras e Assembleias.

As Oficinas Interlegis estão divididas em dois temas. A primeira, a cargo do instrutor José Bonifácio de Góis Júnior, vai preparar os servidores para instalar e utilizar o Portal Modelo. Trata-se de ferramenta desenvolvida especialmente para que as casas legislativas tenham o seu site na internet. O portal Modelo não requer conhecimentos técnicos profundos e pode ser customizado por cada casa.

A segunda será ministrada pelo instrutor Rodrigo Luz. Nela, os participantes vão se familiarizar com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que permite a informatização dos processos internos das Câmaras.

A utilização destas ferramentas faz com que as casas legislativas estejam de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.

As inscrições podem ser feitas em: http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/inscricoes