Barra realiza 1º encontro de Folias de Reis e prepara documentário Caminho da Fé

por RONALDO COUTO/SECOM/BG — publicado 05/01/2016 16h18, última modificação 05/01/2016 16h18
Os grupos de folias se apresentaram domingo (03/01) em Barra do Garças na abertura dos festejos de Reis que são comemorados no dia 5 de janeiro. As folias de Reis do Vale do Araguaia agora vão virar documentário e tem um evento que reúne os diversos grupos. Participaram as cidades de Araguaiana, Pontal do Araguaia, General Carneiro e claro Barra do Garças.

O evento idealizado por Leandro Nery tem apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e da prefeitura de Barra do Garças com o prefeito Roberto Farias e a Câmara Municipal por intermédio do vereador Miguel Moreira da Silva.

A apresentação das folias de ontem faz parte também de um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura de Mato Grosso que prevê também a realização de um documentário denominado ‘Caminho da Fé’ que está sendo preparado sobre este assunto com a participação de Leandro Nery, Genito Santos e Edevilson Arneiro.

Ao final da apresentação de ontem, Leandro fez um agradecimento emocionado: “Hoje chorei! Chorei diante da felicidade de ver a força da cultura popular de Barra do garças e do Araguaia. Chorei ao chegar à praça da matriz com pais, mães, filhos, sobrinhos, netos e muitos outros moradores da cidade unidos pela fé e pela tradição que historicamente possuímos”, completou.

Leandro agradeceu mais uma vez o apoio do Governo do Estado, do vereador Miguelão e do prefeito Roberto Farias. Ao final da apresentação, uma pesquisadora de Luciara falou que trabalha com 12 folias naquela região e tem interesse de somar força com nosso encontro.

Na semana passada, a equipe de produção do documentário Caminho de Fé sobre as folias de Reis gravou um capítulo na cidade de Araguaiana onde acompanhou a saída da dança de Lundu e a companhia de Reis Menino Deus.

O documentário Caminho da Fé está sendo elaborado com apoio da Secretaria de Cultura Esporte e lazer do Estado de Mato Grosso e da Prefeitura de Barra do Garças. As filmagens tiveram início dia 27/12.

O projeto tem como produtor e pesquisador Leandro Nery e na direção o cineasta Genito Santos o documentário gravou a saída da folia de Dona Elza, antiga moradora do Bairro Palmares, que fez o giro por várias residências até chegar no seu local de pousada, onde os anfitriões serviram uma janta para os integrantes da folia. ”Minha participação é no registro fotográfico do documentário”, destacou Edevilson Arneiro.