Barra do Garças sediará Mostra Regional de Saúde no mês de junho

por Sandra Carvalho | SES/MT — publicado 04/06/2018 15h13, última modificação 04/06/2018 15h13
Evento vai promover a troca de experiências entre os profissionais da saúde e demais parceiros

Acontece nos dias 25 e 26 de junho, em Barra do Garças, a 1ª Mostra Regional de Saúde “Fortalecendo e valorizando o SUS na região Garças Araguaia”. A estimativa do Escritório Regional de Saúde (ERS) de Barra do Garças é que a programação atraia 1 mil participantes nàs dependências das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar).

O evento tem como público alvo profissionais de saúde e gestores dos municípios que compõe a região de saúde Garças Araguaia, profissionais do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, instituições de ensino públicas e privadas e demais órgãos públicos, entidades de classe, movimentos sociais, Conselhos de Saúde, comunidade estudantil, comunidade indígena e população em geral.

Estão envolvidos as Secretarias Municipais de Saúde da Região de Saúde Garças Araguaia, Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES GA), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT), Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (Campus Araguaia), Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat (Campus Nova Xavantina), Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – Univar, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Secitec (Unidade Barra do Garças), Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Xavante e Cuiabá, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) e Comissão Intergestores Regional Garças Araguaia (CIR GA).

Claudinete Mota Mesquita Silva, responsável técnica do ERS Barra do Garças e coordenadora da mostra, explica que o objetivo do evento é de promover o fortalecimento do SUS por meio da socialização de práticas e experiências bem-sucedidas na promoção, prevenção e cuidado, com vistas a qualificar o trabalho e trazer melhoria nos serviços, e consequentemente, na saúde e condições de vida da população.

“Vamos promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os profissionais da saúde dos municípios e demais parceiros da área de abrangência da Região de Saúde Garças Araguaia, fortalecendo essas relações, além de identificar e refletir as problemáticas e possibilidades que possam contribuir para a consolidação do SUS”, pontua Claudinete Mota.

A mostra ainda favorecerá o compartilhamento de experiências exitosas dos municípios, promovendo a integração e a troca de conhecimento, fortalecendo a integração ensino-serviço entre as instituições de ensino e de saúde, além de incentivar a Educação Permanente em Saúde na Região por meio de palestras, mesas redondas, bem como valorizar os profissionais que inovam nas soluções, visando a garantia do direito à saúde.

Histórico

A Região de Saúde Garças Araguaia, existente desde 05 de setembro de 1997, conforme Resolução CIB nº 62 de 11 de outubro de 2006, é composta por dez municípios: Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu. Sua população é de 122.277 habitantes (IBGE, 2017).

Em 2004, houve a consolidação de Barra do Garças como referência regional de saúde, recebendo aporte financeiro estadual para a reforma do hospital municipal e equipamentos de apoio diagnóstico para a região.

O Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças esteve sempre atuante, realizando ações que contribuem com o desenvolvimento da Região Garças Araguaia, buscando aprimorar a prevenção, promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.

A Comissão Intergestores Regional Garças Araguaia conta com uma ativa e pioneira Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES GA), formada por representantes do Escritório Regional, Secretarias e Conselhos Municipais de Saúde e instituições de ensino da área da saúde.

A CIES GA vem apoiando e atuando sistematicamente junto aos municípios da região na elaboração dos Planos Regional e Municipais de Educação Permanente em Saúde (PAREPS e PAMEPS), com capacitações, oficinas e a realização de uma mostra de saúde para consolidar essa atuação e valorizar as ações dos municípios.