Barra do Garças recebe segunda edição do curso sobre socioeducação e garantias de direito

por Assessoria | Sejudh — publicado 18/06/2018 13h35, última modificação 18/06/2018 13h35
Colaboradores: Foto: Lenine Martins/ Sesp-MT
A formação será estendida também aos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos do município e região entre os dias 18 e 21 de junho.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promove na próxima semana, em Barra do Garças, mais uma edição do curso voltado a operadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A formação terá como foco a socioeducação e sistema de garantias de direitos e será realizada de 18 a 21 de junho, no auditório da Câmara Municipal da cidade.

Durante os quatro dias de capacitação, as palestras serão das 8h às 17h. Entre os temas a serem abordados estão: Adolescência; Legislação Protetivas; Aspectos Pedagógicos da Medida Socioeducativa; Socioeducação, Segurança e Direitos Humanos; Políticas de saúde e medida socioeducativa; Violência Institucional e Políticas de saúde na medida socioeducativa; Vulnerabilidade social, violência e criminalização da juventude; Incompletude institucional e Mediação de Conflitos.

Serão palestrantes servidores da Sejudh que atuam no Sistema Socioeducativo e na área de Direitos Humanos, servidores do Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc) e professores das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar).

Conforme o gerente de Socioeducação do Sistema Socioeducativo, Vinícius Franco, a formação será estendida também aos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos do município de Barra do Garças e região. “A política socioeducativa não pode ser tratada de forma fragmentada e requer uma ação articulada em rede".

O curso é resultado de uma parceria entre o Sistema Socioeducativo e secretaria adjunta de Direitos Humanos da Sejudh.