Barra do Garças realiza conferência regional de saúde das mulheres

por Clênia Lima/SECOM-BG — publicado 26/04/2017 15h12, última modificação 26/04/2017 15h12
Com a participação dos 9 municípios que compõem o consórcio regional de saúde, a cidade de Barra do Garças está sediando a primeira conferência sobre saúde das mulheres. O evento que está acontecendo nos mais de cinco mil municípios brasileiros é realizado no anfiteatro Fernando Peres de farias em Barra do Garças nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), discutindo a elaboração de políticas públicas que beneficiem e valorizem o sexo feminino nos municípios da região.

Com o tema "Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade", a conferência busca a participação efetiva da sociedade nas discussões dos assuntos que vão de encontro às necessidades ao respeito da igualdade de direitos, assim sendo, a primeira Conferência Regional de Saúde da mulher Garças Araguaia, proporá diretrizes para a política regional, estadual e nacional de atenção integral à saúde feminina.

O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres, o mundo do trabalho e suas consequências, vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde feminina, são alguns dos temas a serem abordados nas palestras que serão ministradas nos dois dias de conferência. O secretário municipal de saúde de Barra do Garças José Jacó, enfatizou o empenho do município em promover o evento, "Não medimos esforços para realizar esta conferência, que será um marco para a valorização e reconhecimento das mulheres da nossa região ".

O município tem como parceiros na execução do evento, o Conselho Municipal de Saúde e o Escritório Regional de Saúde. "Entendemos que este evento, possibilita a participação da população que pode propor ações de acordo com suas necessidades", concluiu Mariosan Dias, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Barra do Garças.