Barra do Garças poderá receber o programa "Anjos da Escola"

por Adriane Pereira Rangel Giraldelli / Gabinete do Deputado Adalto de Freitas — publicado 24/11/2017 16h10, última modificação 24/11/2017 16h08
O deputado Adalto de Freitas quer promover a cultura da paz por meio de ações integradas com foco no combate à indisciplina, infrequência e infração nas escolas

O deputado Adalto de Freitas (SD) apresentou nesta quarta-feira (22), indicação  à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer demonstrando a necessidade de implantar o programa “Anjos da Escola” e uma unidade do  Centro de Atendimento Anjos, no município de Barra do Garças.  A proposta visa promover a cultura da paz por meio de ações integradas com foco no combate à indisciplina, infrenquência e infração nas escolas.

De acordo com o coordenador, o programa tem três pilares de atuação:  Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar. Ao participar do projeto os estudantes passam a terem consultas gratuitas, atendimentos de psicólogos, assistentes sociais.

O projeto conta com o eixo Paz na Escola, para possibilitar que batalhões da PM intensifiquem as rondas na região das unidades de ensino, bem como palestras aos estudantes. Já o Mediação Escolar, visa resolver os principais conflitos dentro das escolas por meio de ações educativas e preventivas, evitando que as ocorrências se tornem mais graves e precisem de intervenções jurídicas.

“Barra do Garças possui diversas escolas estaduais com grande número de alunos, a exemplo da unidade Antônio Cristino Cortes, localizada na região central de Barra, e a Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, instalada na Vila Santo Antônio. São unidades escolares que, como as demais existentes, registram problemas  e necessitam de atenção especial do governo com projetos como ‘Anjos da Escola’   que desenvolvam esse importante trabalho no combate à evasão escolar’, pontuou Adalto de Freitas.

Segundo dados do governo, Mato Grosso possui mais de 400 mil alunos; toda escola tem um percentual de aproximadamente 4%  de problemas como evasão escolar e de disciplina. O Anjos da Escola faz parte do Pró-Escolas, programa de investimentos da educação de Mato Grosso para a realização de melhorias na infraestrutura e ensino, a fim de reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem.

O programa conta com a parceria do Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).