Azul inaugura voo comercial entre Cuiabá e Barra do Garças nesta segunda-feira

por Assessoria de Gabinete do Deputado Max Russi — publicado 04/11/2016 18h11, última modificação 04/11/2016 18h11
Colaboradores: Foto: JLSiqueira/ALMT
Principal articulador da ação, Max Russi participará do lançamento do itinerário e da inauguração do novo aeroporto na região do Araguaia

A Azul Linhas Aéreas realiza nesta segunda-feira (07.11) o primeiro voo comercial entre a capital Cuiabá e o município de Barra do Garças, e quem já confirmou sua passagem foi o deputado estadual Max Russi (PSB), principal articulador dessa importante ação para o estado de Mato Grosso e, principalmente, para a região do Araguaia. 

O deputado é autor da indicação que deu origem aos estudos de viabilidade econômica para abertura do novo itinerário, bem como de emendas parlamentares para aquisição do kit de segurança, composto por aparelho de raios x, esteiras, portal magnético e detectores de metais manual, que já foi instalado no aeroporto de Barra. Ele também articulou e mobilizou os demais deputados para aprovação em caráter urgente do Programa Estadual de Inventivo à Aviação, o Voe-MT, idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 

“Através do programa, as empresas aéreas que operam voos para as cidades polos do estado podem obter redução da alíquota de ICMS para a compra do querosene de aviação, o que representa aí uma redução de 40% no custo da operação”, explicou o parlamentar, ressaltando o valor acessível da passagem, que já estava sendo comercializada pelo site da empresa Azul, a um valor de R$ 129,90, e foi reduzida a um preço promocional de R$ 89,90, para compras antecipadas.  

A decolagem do voo inaugural está prevista para as 12h37 e chegada às 13h52 em Barra do Garças. O retorno será às 14h23, com pouso previsto para as 15h39. A Azul utilizará uma avião da Embraer ATR 72-600 com capacidade para 72 passageiros, que poderão embarcar em Barra para vários destinos do Brasil, com escala em Cuiabá.

 

Antes do primeiro voo, será realizado um coquetel, às 11h, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, com a presença de autoridades, políticos e empresários de Mato Grosso. 

Inauguração – Na oportunidade, a prefeitura municipal de Barra do Garças também fará a inauguração do aeroporto, que passou por várias reformas e adequações, atendendo as exigências da Anac e da Azul. Uma força-tarefa conjunta entre o Executivo municipal e Governo do Estado permitiu que as obras ficassem prontas no prazo previsto.

O município melhorou toda a parte de saguão, sala de espera e banheiros do aeroporto, além da ampliação da pista. O governo, através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), ficou responsável pela construção da nova cerca operacional.

O prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, comemorou o início dos voos e destacou e empenho do deputado. “Trabalhamos muito para viabilizar o aeroporto porque entendemos que nossa cidade, como polo, precisa deste atrativo para atrair novos investimentos. O empenho do deputado Max foi fundamental, pois ele foi atrás do governo, indicou a abertura do voo, agilizou a votação do programa de incentivo e ainda destinou a emenda para aquisição dos equipamentos”, frisou.