Audiência pública vai debater turismo em Canarana

por ADRIANE RANGEL / Assessoria de Gabinete — publicado 09/11/2017 15h10, última modificação 09/11/2017 15h11
Colaboradores: Foto: Marcos Lopes/ALMT
Concomitante à audiência requerida pelo deputado Adalto de Freitas, será realizada no mesmo local a instalação do Fórum do Polo Turístico Portal do Araguaia

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (8), a realização de audiência pública no município de Canarana, com intuito de debater o desenvolvimento do turismo regional. A audiência foi requerida pelo deputado Adalto de Freitas (SD) e será realizada no dia 24 de novembro, na Câmara Municipal, às 14h. Concomitante à audiência, no mesmo local será realizada a instalação do Fórum do Polo Turístico Portal do Araguaia. Os gestores e a população da região, além dos membros integrantes do Fórum, pretendem, por meio da troca de experiências, promover avanços em prol do turismo com base nas peculiaridades e potencialidades de cada localidade.

“Tanto a audiência, quanto o fórum, são importantes para discutir o turismo que é um segmento em pleno desenvolvimento, que se destaca pelas amplas oportunidades que podem trazer para a economia do estado. É uma área determinante para contribuir para a redução das desigualdades regionais, em especial nessa região do estado, rica em belezas naturais e com potencial de avanço imensurável”, enfatizou o deputado.

“O que precisa ser feito é um estudo para definição de políticas públicas em cada região, de modo que se obtenham prognósticos baseados em estudos locais para adoção de metas e objetivos específicos, no que diz respeito ao turismo”, completou o parlamentar.

Adalto de Freitas destacou que existe uma grande necessidade de transformar Mato Grosso em destino turístico diferenciado e competitivo, tanto para o mercado nacional quanto internacional, que irá contribuir para posicionar o setor entre as atividades líderes do estado na promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental sustentável.

“Esses dois eventos direcionados ao turismo serão muito importantes para que a população dos municípios que compõem o Vale do Araguaia, em conjunto, possa debater e apresentar sugestões para desenvolvimento do setor e sua consolidação como polo de turismo”, avaliou.

O fórum será composto pelos municípios de Canarana, Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Novo São Joaquim, Campinápolis, Nova Xavantina, Cocalinho, Gaúcha do Norte e Ribeirão Cascalheira.