Atleta de Barra do Garças classifica como 2º melhor da América no Mundial de Cross Country

por RDNews — publicado 10/04/2018 16h05, última modificação 10/04/2018 16h05
A corrida foi realizada no sábado na Suiça. André é aluno de Educação Física da UFMT campus de Barra do Garças e pertence a equipe do técnico Sivirino Santos.

St. Gallen, na Suíça, sediou sábado (7/4) o World University Cross Country Championship, que contou com a participação do 132 alunos-atletas de todo o mundo. O corredor André Ramos de Souza, da UFMT de Barra do Garças-MT, representou o Brasil na competição.

O estudante de Educação Física terminou a prova na 29ª posição, sendo o segundo melhor classificado da América, com a marca de 32.12 -  ficou atrás apenas do canadense Russell Pennock, que finalizou a prova com a marca de 32.00,2.

No masculino, o campeão foi El-Hocine Zourkane, da Argélia, que cruzou a linha de chegada com a marca de 30.21. No feminino, a alemã Juliet Granz Caterina sagrou-se campeã, com a marca de 34.53,4.

De Juína, corredor compete pelo atletismo há cinco anos, tendo participado de campeonatos brasileiros de pista e de cross, além de ter sido prata nas provas de 5 e 10 mil metros rasos dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2017.  “Minha entrada no atletismo foi um outro rumo para a minha vida, hoje sou acadêmico e atleta profissional, e estou entre os melhores do país, mas espero ir mais longe ainda”, destaca André.

André é treinado pelo técnico Severino Souza dos Santos, conhecido por revelar talentos no atletismo e por manter um projeto em Barra do Garças, em Mato Grosso, a Casa do Atletismo. O técnico, que já foi convocado diversas vezes para dirigir a Seleção Brasileira de Atletismo. Ele tem no currículo conquistas em competições sul-americanas, provas nacionais, recordes nacionais em jogos escolares da juventude e participações em jogos olímpicos da juventude.

Campeonatos mundiais Universitários de 2018

O WUC Cross Country foi o primeiro Mundial do ano que o Brasil disputou. O país também já garantiu a participação da Seleção Brasileira feminina Universitária no WUC Handball. O Brasil ainda sediará o WUC Wrestling, de 4 a 9 de setembro, em Goiânia, e o WUC Chess, de 12 a 18 de setembro, em Aracaju, e busca recursos para disputar outros Mundiais da temporada 2018.