Atividades de educação ambiental mobilizam acadêmicos, instituições e voluntários em Barra do Garças

por Thais Tomie / Assessoria de Comunicação Nascentes do Xingu — publicado 17/07/2017 12h04, última modificação 17/07/2017 12h04
Diversas atividades voltadas para conscientização e cuidados do meio ambiente foram realizadas na cidade de Barra do Garças com o intuito de incentivar as boas práticas de sustentabilidade. As ações envolveram alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), colaboradores da Águas de Barra do Garças, Associação Garrincha e voluntários.

Na última semana, alunos do 2º ano do curso técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio do IFMT visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. Eles conheceram na prática como funciona a gestão do sistema de abastecimento no município, a estrutura interna da ETA e acompanharam de perto todos os processos realizados até que a água se torne potável e possa ser distribuída à população. Na estação, os alunos também receberam informações sobre a importância do consumo da água tratada e o uso consciente, que contribui para a preservação do meio ambiente.

Um mutirão de limpeza do Rio Garças também reuniu a comunidade estudantil e a população no último mês. O trabalho começou na Praia do Bosque, passando pela Praia da Arara até chegar ao Porto do Baé. A ação, promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), contou com o apoio de colaboradores da Águas de Barra do Garças, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do município, Associação Garrincha e voluntários. Foram utilizados barcos e caiaques para a retirada do lixo e entulho das águas e margens do rio.

Para a professora do IFMT, Taína Patrícia Barros Dias da Silva, que também organizou o mutirão, é essencial realizar ações que possam conscientizar as pessoas para a sustentabilidade. “Esta iniciativa é fruto do esforço e mobilização de vários parceiros. Durante o mês do meio ambiente, desenvolvemos atividades de conscientização ambiental, visando o desenvolvimento sustentável.  Simboliza um alerta para a população, que precisa fazer sua parte na preservação ambiental”.

Segundo o supervisor da Águas de Barra do Garças, Claudemir Braga, eventos como estes têm um papel social de sensibilizar a população para que reconheçam a importância dos recursos hídricos na manutenção da vida. “O meio ambiente envolve tudo e faz parte do cotidiano de todos nós. Por isso, a educação ambiental é fundamental para conscientizar as pessoas em relação ao mundo em que vivem, para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o ecossistema.

Para mais informações sobre as ações e projetos sociais desenvolvidos pela Águas de Barra do Garças, acesse www.aguasdebarradogarcas.com.br ou ligue (66) 3401-8464.