Assembleia debate em Canarana potencial turístico do Vale do Araguaia

por José Luis Laranja/ Secretaria de Comunicação Social — publicado 28/11/2017 15h00, última modificação 28/11/2017 15h00
Paralelo ao evento, foi formalizada a criação do Fórum do Polo Turístico do Portal do Araguaia

A falta de infraestrutura foi apontadacomo um dos principais entraves para o desenvolvimento do potencial turístico da região do Vale do Araguaia. Com o propósito de buscar alternativas para reverter o quadro na região, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública no município de Canarana para discutir o assunto. Aliado à infraestrutura, também foi proposta a construção de um aeroporto internacional para receber os turistas estrangeiros.  

Paralelo ao evento, foi formalizada a criação do Fórum do Polo Turístico do Portal do Araguaia. Ainda na oportunidade, foram homenageados 13 representantes da região com a comenda de desbravador migrante “Norberto Schwantes”, destinada aos migrantes que atuaram de forma direta e significativa para o desenvolvimento do Estado.

“Se trata de um esforço muito grande discutir o potencial turístico de Canarana, que é um município central com ofertas enorme de pousadas e belezas naturais. Essa é a oportunidade de buscar alternativas para o desenvolvimento na região”, explicou o deputado Adalto de Freitas (SDD), autor do requerimento da audiência pública.

Vale destacar que, doze municípios vão compor o Fórum, onde a partir de agora, Barra do Garças, Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Cocalinho, Querência, Nova Xavantina, Água Boa, iniciam uma nova fase para o desenvolvimento do turismo na região.

“O turismo é uma das principais saídas para vencermos a crise e alavancarmos crescimento. Canarana possui esse potencial, somos a porta do Parque Nacional do Xingu e também outras aldeias indígenas, isso é um fator muito importante, falou o prefeito de Canarana, Fábio Faria (PSDB).

Segundo o prefeito, o município já está se articulando para fomentar recursos para a construção de um aeroporto com amplas condições estruturais para receber turistas.

“É um antigo sonho da população, pois além do turismo, a região vai ganhar em todos os aspectos, como por exemplo, geração de novos empregos e fortalecimento na economia”, apontou Faria.

A instalação o polo turístico do Vale do Araguaia foi destacada ao longo da audiência, principalmente, da parceria com o agronegócio na região, que contará com a presidente Marilei Bier, a popular Nega. “Canarana está muito bem localizada e possui um potencial turístico enorme. Precisamos explorar bastante esse fator do turismo com investimentos”, revelou ela.

Um dos pontos destacados pela presidente do Forum, foi direcionado para a falta de investimentos e divulgação. Para ela, melhorar a infraestrutura e investir na região. “É uma oportunidade do Estado apostar nesse setor, buscando alternativas com investimentos e divulgação para o lado internacional”, afirmou Nega.

Nos debates sobre o assunto, gestores e a população da região, além dos membros integrantes do fórum, mostraram, por meio da troca de experiências, promover avanços em prol do turismo, respeitando as peculiaridades e potencialidades de cada localidade.

“O evento é para escutar e observar as propostas da população. Este momento é fundamental para os municípios crescerem neste setor. O Estado também precisa investir em todos os aspectos, desde infraestrutura até na divulgação nacional e internacional”, alertou o prefeito de Querência, Fernando Gouver.

O  coordenador de turismo de regionalização do estado de Mato Grosso, Diego Augusto Bezerra, mostrou o trabalho que o Ministério do Turismo vem realizando nos últimos anos para o desenvolvimento do setor, através de cadastramento.

“É um reconhecimento que passa pelo Ministério do Turismo. Vale lembrar que neste ano, o órgão cadastrou a economia dos municípios que vivem do turismo. A grande maioria dos municípios de Mato Grosso ficou na classe D, porém, Canarana ficou classificada na classe C. Devemos aproveitar e explorar esse índice”, enfatizou ele.

Em outubro deste ano, no município de Santa Terezinha-MT foi discutido o mesmo assunto em audiência pública. Naquela oportunidade, o fórum contou com representantes dos municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Novo Santo Antônio, Luciara e Santa Terezinha, quando iniciaram as discussões sobre o turismo na região. Agora, se organizam para buscar o avanço no fortalecimento do setor no Araguaia, quando nomearam a presidente.

Para o secretário de Estado de Turismo, Luis Carlos Nigro, Mato Grosso necessita explorar esse setor, no entanto, ele afirmou que necessita de um engajamento da sociedade. “O conselho e o fórum sendo fortes, certamente, o turismo vai ganhar alternativas para alavancar o desenvolvimento e fomentar novos empregos”, falou ele.

Na avaliação do secretário, o Estado precisa cada vez mais discutir o turismo em todas as regiões, considerado por Nigro que “esse tão importante seguimento econômico hoje no país e no mundo”.

“Temos muitos estados que sobrevivem unicamente do turismo, como a região nordestina. Mato Grosso não pode ficar para trás, porque temos o privilégio de ostentarmos uma beleza natural incomparável”, exemplificou Nigro.

Homenageados – Após debater o turismo do Vale do Araguaia, o deputado homenageou 13 personalidades que marcaram a história de Canaranara, com a comenda desbravador migrante “Norberto Schwantes”.

“Essas personalidades deixaram suas marcas em Canarana e região. Se trata de uma merecida homenagem  àqueles que desenvolveram o potencial socioeconômico do Araguaia”, disse o deputado.

O homenageado Cláudio Feijó representou todos os agraciados, e enalteceu o trabalho árduo que cada família enfrentou quando chegaoum em Canarana. “Chegamos aqui (Canarana) e enfrentamos épocas muito ruins, mas vencemos com trabalho e força de vontade. Foi uma época difícil, no entanto, nossa coragem e satisfação venceu a aposta”, disse ele.

Receberam a comenda: Augusto Dunk, Jandir Pezzini, Amândio Micolino, Francisco Del’ Losbel, Edson Wisch, Antonio Henrique Londero, Vercedino Cecatto, Marilei Bier Cancian, Cláudio Sonemann Feijó, Darci Romio, Arcênio Clari Fleck, Orlando Roewer e Massimino Antonio Tomasi.