Alunos do IFMT de Barra do Garças recebem palestra sobre saneamento básico com representante do Trata Brasil

por Assessoria de Comunicação/Nascentes do Xingu — publicado 22/12/2016 15h26, última modificação 22/12/2016 15h26
Considerado um indicador essencial na avaliação da qualidade de vida de uma região, o saneamento básico foi tema de uma palestra apresentada na última semana pelo coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho, para os alunos do curso técnico de Controle Ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A iniciativa promovida pela concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, Águas de Barra do Garças, em parceria com o IFMT, contou a participação de cerca de 40 pessoas.

Considerado um indicador essencial na avaliação da qualidade de vida de uma região, o saneamento básico foi tema de uma palestra apresentada na última semana pelo coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho, para os alunos do curso técnico de Controle Ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A iniciativa promovida pela concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, Águas de Barra do Garças, em parceria com o IFMT, contou a participação de cerca de 40 pessoas.

No encontro, o palestrante apresentou dados que mostram a situação do saneamento básico no Brasil, a percepção da população quanto ao tema e a responsabilidade do Poder Público. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento 2014 (SNIS), no Brasil, 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada, mais de 50% da população não possui coleta de esgoto e 60% dos esgotos não são tratados. O restante do material é descartado na natureza. Por dia, esse descarte corresponde a cinco mil piscinas olímpicas.

Além de mostrar a atual realidade do serviço básico no país, o palestrante apresentou também uma perspectiva dos benefícios nos setores da saúde, educação, valorização imobiliária e na produtividade. “Ampliar o acesso ao abastecimento de água e tratamento de esgoto impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Universalizar o acesso aos benefícios a toda a população ainda é um desafio para a maior parte das cidades brasileiras”, ressaltou o palestrante.

O coordenador do curso técnico em Controle Ambiental e diretor substituto do IFMT, campus de Barra do Garças, Rildo Vieira Araújo, elogiou a iniciativa e destaca a importância de avançar no saneamento básico. “É uma oportunidade para ampliar ainda mais a visão dos alunos e contribuir para a vida profissional de cada um. O saneamento básico é um tema que deve ser amplamente discutido, para promover também uma reflexão sobre a construção de um ambiente mais sustentável”.

Segundo a professora do curso, Karoline Borges, que acompanhou a palestra, a iniciativa foi de extrema importância para ampliar o conhecimento dos estudantes. “Com a palestra foi possível atualizar dados e informações sobre saneamento básico no Brasil. Além disto, contribuiu para reforçar os conhecimentos técnicos e práticos adquiridos ao longo do curso”, pontuou.

Para mais informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pela Águas de Barra do Garças, acesse www.aguasdebarradogarcas.com.br