Águas de Barra do Garças recebe visita de acadêmicos de Engenharia de Alimentos da UFMT

por Assessoria de Comunicação / Nascentes do Xingu — publicado 26/02/2018 13h05, última modificação 26/02/2018 13h04
Acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Araguaia, visitaram nesta semana as instalações da Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Garças. O objetivo é complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula e também acompanhar o funcionamento de todo processo de tratamento de água potável do município. A visita contou com a participação de cerca de 30 alunos.

Nesta ação a comunidade acadêmica, escolas, pesquisadores e outros visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho que a Águas de Barra do Garças tem desenvolvido para garantir a qualidade da água que abastece a cidade. “Aqui eles têm acesso a informação sobre o funcionamento e manutenção de todo o sistema de água, desde a captação, tratamento, até a distribuição”, explica o supervisor da concessionária, Claudemir Braga.

 

Na Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade total para tratar 270 litros de água por segundo, os estudantes da UFMT conheceram as estruturas que integram o sistema de abastecimento e toda a tecnologia empregada no tratamento da água fornecida pela concessionária. O grupo também recebeu informações sobre a necessidade da conscientização de todos quanto ao uso racional do recurso.

 

A professora Keily Alves de Moura Oliveira, que acompanhou a visita, destaca a importância da parceria com a concessionária para uma aula de campo. “Já é uma tradição do curso levar os estudantes até a Estação de Tratamento de Água e sempre somos bem atendidos. A visita faz parte da disciplina de Microbiologia de Alimentos e Higiene e é importante que os alunos acompanhem na prática todo o conteúdo trabalhado em sala de aula. Foi muito proveitoso passar para eles este conhecimento”, ressalta.

 

De acordo com o aluno do 4º semestre, Marcel Bueno Santana Júnior, a visita contribui para o aprendizado e ajuda a esclarecer dúvidas sobre as etapas que água passa antes de chegar às torneiras. “O curso de Engenharia de Alimentos foca muito na questão da qualidade da água e, na visita conseguimos ver de perto todos os processos necessários até a água se tornar própria ao consumo humano. Foi uma experiência incrível e enriquecedora. Aproveitamos também para tirar dúvidas, principalmente sobre o funcionamento do tratamento de água nas indústrias da cidade”.

 

A Águas de Barra do Garças está de portas abertas para a comunidade estudantil e outros grupos que tiverem interesse em conhecer o sistema de tratamento de água e de esgoto. As visitas podem ser agendadas por meio de ofício protocolado na concessionária.

 

Para mais informações sobre o Programa Portas Abertas e o trabalho desenvolvido pela Águas de Barra do Garças, acessewww.aguasdebarradogarcas.com.br