Aeroporto de Barra instala aparelho de Raio X e esteiras

por Assessoria de Gabinete do Dep Max Joel Russi — publicado 07/10/2016 14h45, última modificação 07/10/2016 14h49
Equipamentos foram adquiridos com emendas do deputado Max Russi, que também foi o principal articulador para abertura do itinerário Cuiabá Barra do Garças, que começa a operar em novembro.

Já está quase tudo pronto para o início dos voos comerciais entre Cuiabá e Barra do Garças, que começam a ser operados daqui há um mês, no dia 7 de novembro. Na última quarta-feira (05), foram instalados um aparelho de Raio X (o mesmo utilizado nas alfandegas), duas esteiras e o portal magnético. O kit, que contém ainda dois detectores de metais manuais, foi adquirido através de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, de autoria do deputado estadual Max Russi (PSB).

Além do recurso, o parlamentar também foi o ator principal das negociações junto ao governo do Estado e prefeitura para a abertura do itinerário Cuiabá-Barra, que será realizado pela empresa Azul Linhas Aéreas. Além de várias indicações, Max também articulou e mobilizou os outros deputados para aprovação urgente do Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional, o Voe MT.

“Através do programa, as empresas aéreas que operam voos para as cidades polos do Estado podem obter redução da alíquota de ICMS para a compra do querosene de aviação, o que representa aí uma redução de 40% no custo da operação”, explicou o parlamentar, ressaltando o valor acessível da passagem, que já está sendo comercializada pelo do site da empresa Azul, a um valor de R$ 129,90.

De acordo com a secretaria de Turismo de Barra, Mônica Ferreira Porto, os técnicos que vão operar os equipamentos de segurança também já foram capacitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em curso com três etapas, e aguardam certificado para que o município faça as contratações.

Deputado Max Russi (Foto: Maycon Falkony/Assessoria de Gabinete)

Demandas – Além da instalação do equipamentos, uma força tarefa conjunta entre Governo e Prefeitura vem sendo realizada para que todas as obras e demandas exigidas pela ANAC e pela Azul sejam efetivadas.

O município melhorou toda a parte de saguão, sala de espera e banheiros do aeroporto, além da ampliação da pista. O governo, através da Secretaria de Infraestrutura, está concluindo as obras da nova cerca operacional.

O prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, vistoriou as obras de melhoria do aeroporto após a instalação do aparelhos, comemorou o início dos voos e destacou e empenho do deputado.

“Trabalhamos muito para viabilizar o aeroporto porque entendemos que nossa cidade como polo precisa deste atrativo para atrair novos investimentos e o empenho do deputado Max foi fundamental, pois ele foi atrás do governo, indicou a abertura do voo, agilizou a votação do programa de incentivo e ainda destinou a emenda para aquisição dos equipamentos”, frisou.

Itinerário - Os voos da Azul vão funcionar de domingo a sexta-feira com chegada em Barra às 13h50 e saída às 14h25 com um avião da Embraer ATR 72-600 com capacidade para 72 passageiros, que poderão embarcar em Barra para vários destinos do Brasil, com escala em Cuiabá.