Adalto de Freitas quer instituir programa de inclusão digital nas escolas rurais

por Adriane Rangel /Assessoria de Gabinete — publicado 28/06/2017 15h12, última modificação 28/06/2017 15h12
Colaboradores: Foto: Marcos Lopes/ALMT
O parlamentar também apresentou indicações para os municípios de Barra do Garças, Querência e Alto da Boa Vista

Sempre atento às necessidades da população que vive na zona rural em Mato Grosso, em plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Adalto de Freitas (SD) usou a tribuna nesta terça-feira (27), para apresentar uma indicação ao secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários e ao secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, mostrando a necessidade de instituir programa de inclusão digital e uso pedagógico da informática nas escolas rurais. Serão disponibilizados computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais relativos ao tema.

“A inclusão digital é fator preponderante para o desenvolvimento econômico e social de qualquer nação, em especial ante o cenário globalizado, onde é imprescindível que a sociedade tenha conhecimento mínimo da utilização dos recursos de tecnologia da informação e dos recursos físicos disponíveis, tais como computadores e periféricos”, argumentou o parlamentar.

Conforme a justificativa, diariamente surgem novas tecnologias que requerem conhecimentos para sua aplicação. Ocorre também que nem todos possuem instrução básica de informática - como digitação e manuseio de programas elementares, sendo que esta situação se agrava no meio rural, onde a desigualdade no acesso às tecnologias é mais latente.

Para Barra do Garças, foram apresentadas duas indicações: uma propondo a aquisição de câmeras de videomonitoramento e a outra, a instalação da Escola Militar.

O parlamentar destacou a importância do videomonitoramento para o município. “A implementação do vídeo quer garantir a melhoria do serviço de segurança para a região e tem o objetivo de contribuir com a prevenção à violência, na questão de segurança, favorecendo sempre uma ajuda a mais para a população”, destacou.

Já a instalação da Escola Militar vem reforçar o setor educacional, que, segundo o deputado, a cidade é um importante polo de educação, ao destacar que diariamente se tem novos estudantes, oriundos de outros municípios circunvizinhos e do estado de Goiás. “È imprescindível para os estudantes a unidade da Escola Militar”, observou Adalto de Freitas.

Para Alto Boa Vista, foi solicitado pelo vereador Telmo de Almeida Santos, a necessidade de se disponibilizar estrutura física para instalação de um centro de diagnóstico para o município. Conforme a justificativa apresentada, existem equipamentos como aparelho de raios-X, que demandam local adequado para funcionamento.

“Reforço o pleito do vereador, uma vez que, com um espaço apropriado, os atendimentos poderão ser feitos no município, atualmente os pacientes precisam se deslocar para São Félix do Araguaia, a 100 quilômetros de distância, em péssimas condições de trafegabilidade, para realizar os exames necessários”

Para o município de Querência, o deputado apresentou uma indicação para pavimentação asfáltica de ruas e avenidas da Agrovila Brasil Novo.