Acesso ao estacionamento e ao prédio da ALMT tem novas regras

por Maria Nascimento Tezolin / Secretaria de Comunicação Social — publicado 13/04/2018 13h43, última modificação 13/04/2018 13h43
As novas medidas visam propiciar maior segurança e melhorias na prestação de serviços

O acesso ao estacionamento do anexo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que é destinado aos servidores da Casa de Leis  e inicia seu funcionamento às 6h30, está mais rigoroso.  Desde segunda-feira (9), a entrada é reservada aos servidores do parlamento, devidamente munidos do crachá de identificação. De acordo com o tenente-coronel PM André Willian Dorileo, coordenador-adjunto da Coordenadoria Militar da ALMT, o público em geral que busca os serviços da Casa, como confecção de carteira de identidade (Registro Geral - RG), pode utilizar outros espaços.

Uma opção é o estacionamento do Poder Executivo (ou da SAD), que fica depois da primeira rotatória após a entrada da Assembleia Legislativa (sentido centro-bairro). O mesmo vale para quem for fazer a biometria ofertada no foyer do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Já para o acesso aos espetáculos noturnos no teatro, o estacionamento será liberado após o expediente normal da Casa, a partir das 19h. Nos sábados, domingos e feriados, a liberação para eventos pode ocorrer nos três horários, quando houver atividades no Zulmira Canavarros.

Segundo Dorileo, a medida segue orientação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e visa assegurar as vagas aos servidores, uma vez que elas são limitadas. “Foi uma decisão e orientação da Mesa e coube à Coordenadoria Militar a operacionalização, o emprego de seguranças para melhor direcionar o acesso”, disse. Ainda de acordo com ele, “a medida também responde a uma antiga reivindicação dos servidores que precisam de acesso para exercer suas funções no intuito de atender as demandas da sociedade”.

Os servidores da Assembleia Legislativa seguem expediente de trabalho de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, com cargas horárias diversas, sendo que as assessorias parlamentares diretas também atendem durante os horários das sessões plenárias, que são iniciadas às 17h e podem transcorrer até as 21h, ou depois desse horário, quando ocorrem sessões extraordinárias, nas terças-feiras e quartas-feiras.

Outra iniciativa da atual Mesa Diretora se refere ao acesso às dependências internas da Assembleia Legislativa. Também desde segunda-feira (9), o acesso é registrado por catracas eletrônicas. Os servidores já realizaram o cadastro. Já para o público externo, o cadastro será feito sempre na primeira vez em que o cidadão visitar o local. O cadastro é feito na recepção da Casa de Leis mediante apresentação de documento com foto e o registro fotográfico do cadastrando. “Essa também foi uma decisão da Mesa Diretora, principalmente da Presidência, provocada pela Coordenadoria Militar, com o objetivo de dar maior segurança a todos os servidores e demais cidadãos que adentram o prédio da Assembleia Legislativa”, disse Dorileo. Para instalação do sistema de monitoramento, que inclui o uso de catracas, de crachás com chip de aproximação e câmeras com as últimas tecnologias de salvaguarda de imagem, foi feito pregão presencial.

Outra expectativa, além da segurança, é que este novo processo de registro de acesso ao Parlamento estadual oferte informações aos gestores sobre os principais locais e serviços acessados pelas pessoas, o que vai possibilitar a melhoria nas condições de atendimento ao público no Poder Legislativo. “Vamos ter dados suficientes para que novas políticas de gestão possam ser implantadas pela Mesa Diretora, melhorando o atendimento ao cidadão, na busca de excelência na prestação do serviço ofertado”, informou Dorileo.