Abertas as inscrições para o 10º Concurso de Redação do Senado Federal

por Carla Ninos/ Seduc-MT — publicado 05/04/2017 18h04, última modificação 05/04/2017 18h04
Alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal terão a oportunidade de participar do Projeto Jovem Senador 2017, através do concurso de redação cujo tema será "Brasil plural: para falar de intolerância".

Alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal terão a oportunidade de participar do Projeto Jovem Senador 2017, através do concurso de redação cujo tema será "Brasil plural: para falar de intolerância".

"Esse tema é bastante pertinente, porque a gente está vendo o jovem buscando o seu espaço, tentando redefinir o que querem através das lutas e dos movimentos. Diante disso, é necessário debater caminhos para a pluralidade das pessoas, engajando os jovens no mundo das diferenças e preparando-os para ser cidadãos que respeitam o direito do outro", analisa Telma Regina Oliveira Peres, assessora Técnica e Pedagógica da Seduc.

O concurso de redação do Senado Federal faz parte do Programa Senado Jovem Brasileiro e Jovem Senador e conta com a parceria das Secretarias de Estado de Educação na divulgação e seleção das redações.

Os 27 alunos autores das redações classificadas em primeiro lugar, em cada um dos estados e no Distrito Federal, são selecionados para tomar posse e atuar como jovens senadores, vivenciarem o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República durante uma semana, em Brasília, representando a respectiva unidade da Federação.

Como participar

Para participar da edição de 2017, os estudantes precisam ter, no máximo, 19 anos e devem, obrigatoriamente, estar matriculados no Ensino Médio (regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos) de escola pública estadual ou do Distrito Federal. A redação deverá ser dissertativa-argumentativa e ter de 20 a 30 linhas.

A redação e a ficha de inscrição, juntamente com a cópia do RG e do CPF do aluno e do professor orientador, devem ser encaminhadas até 18 de agosto de 2017, data limite para o envio a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer – Seduc-MT, para o endereço telma.peres@seduc.mt.gov.br.

O projeto

O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

O Programa Senado Jovem Brasileiro conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Leia o Regulamento Parcial AQUI.